Chico Buarque recebeu hoje (24) o Prêmio Camões, tida como a honraria mais importante da literatura de língua portuguesa. O cantor, escritor e compositor recebeu a distinção quatro anos após ter sido anunciado como ganhador em 2019.
O prêmio, no entanto, foi entregue apenas este ano devido à recusa de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, em assinar a documentação necessária para que Chico fosse laureado.
Em 1974, Chico lançou seu primeiro livro de ficção, Fazenda Modelo. Em seguida, publicou o livro infantil Chapeuzinho Amarelo (1970), e os romances Estorvo (1991), Benjamin (1995), Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009). Seu lançamento mais recente foi o romance Irmão Alemão, de 2014. Além das publicações impressas, Chico também escreveu peças de teatro e conta com uma extensa lista de composições musicais.
Parceria entre os governos brasileiro e português, o Prêmio Camões já condecorou nomes como Jorge Amado (1994), Lygia Fagundes Telles (2005), Ferreira Gullar (2010) e Raduan Nassar (2016).
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.