O chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, explicou por que as franquias de games que costumavam ser exclusivas da Microsoft estão pouco a pouco sendo liberadas também para plataformas concorrentes.
Segundo o executivo, existe hoje o entendimento de que a maior rivalidade para as empresas de videogames não são mais as competidoras do mesmo segmento, mas sim as outras mídias e formas de entretenimento.
"Todos nós buscamos encontrar as pessoas onde elas estão. Nosso maior concorrente não é outro console. Estamos competindo cada vez mais com tudo, do TikTok aos filmes", analisou Botty, em entrevista ao jornal The New York Times.
Gears of Wars e Forza são alguns dos títulos que, outrora exclusivos da Microsoft, já estão disponíveis no catálogo do Sony PlayStation. Em dezembro, será a vez de Microsoft Fly Simulator reforçar esse time, seguido, no ano que vem, por uma edição comemorativa de Halo: Campaign Evolved.
A estratégia, inclusive, já parece dar seus primeiros resultados. Entre abril e junho deste ano, seis dentre os dez jogos mais vendidos nos consoles da Sony eram da grife Microsoft.
Uma realidade que, na opinião do analista de mercado e professor da Universidade de Nova York, Joost van Dreunen, não chega a surpreender. "Quando se trata de consoles, o Xbox sempre foi a dama de honra e nunca a noiva. Eles simplesmente não conseguiram superar o PlayStation e a Nintendo", cravou o especialista.