Como esperado, a Microsoft declarou uma queda brusca na venda de hardwares Xbox. O último relatório fiscal da empresa, referente ao primeiro trimestre do ano fiscal 2026 (de junho a setembro de 2025), aponta uma redução de 29% na receita de aparelhos físicos. Os ganhos com serviços e conteúdos, por outro lado, subiu 1%.
Em um espectro mais amplo, a Microsoft ainda apresentou resultados positivos, impulsionados especialmente pela divisão de Cloud, que teve receita total de US$ 49,1 bilhões.
Divulgação/Xbox
A queda na venda de consoles é esperada pela estratégia que vem sido adotada por Xbox nos últimos meses. O foco em aparelhos físicos e exclusividade de jogos caiu vertiginosamente, com a prioridade sendo serviços como Game Pass.
Tudo isso conversa com declarações recentes de executivos da empresa: o CEO Satya Nadella, e o presidente de Xbox Game Studios Matt Booty destacaram que não enxergam Nintendo e PlayStation como suas maiores rivais. Nomes como o TikTok, que focam em trazer usuários para suas plataformas, são os grandes antagonistas da marca Xbox atualmente.