Em rara conversa sobre o futuro do Xbox, o CEO da Microsoft afirmou que o futuro dos games está no PC, não nos consoles. A fala veio em conversa de Satya Nadella com o Technology Business Programming Network.
"Eu vejo o futuro dos games como algo de Windows e PC, especialmente na procura por inovar sistemas e revisitando a dinâmica de PC vs consoles", disse Nadella. O executivo também afirmou que o Xbox quer ser uma grande distribuidora, vendo os jogos do Xbox de forma semelhante a de como se vê o Microsoft Office, com jogos em todas as plataformas. Apesar da fala sobre o Xbox, Nadella afirmou também que deve haver mais uma geração do console, mesmo havendo foco em PC e multiplataformas.
Recentemente, Matt Booty, o presidente de Xbox Game Studios, fez um comentário polêmico:c ravou que um dos maiores rivais da empresa não é PlayStation ou Nintendo, e sim o TikTok. A afirmação, claro, tem a ver com trazer mais usuários para o ecossistema Xbox:
"Nossa maior competição não é com um console. Estamos competindo cada vez mais com tudo que vai de TikTok a filmes", afirmou. Na visão de Booty, os consumidores já não possuem um apego tão grande aos consoles que estão usando.
"Estamos tentando ir até onde as pessoas estão", complementou o executivo, em clara referência à iniciativa que fez nascer a campanha "Isso é um Xbox", incluindo smartphones, tablets e vários outros aparelhos à rede da Microsoft.
A entrevista não se aprofunda muito em nenhuma dessas questões, e traz uma declaração simplista sobre as demissões em massa realizadas pela Microsoft em 2025:
"Demissões em massa são difíceis. Elas fazem parte do gerenciamento do nosso negócio", disse Booty.
Para um futuro em que a guerra de consoles parece uma ideia cada vez mais irreal, a grande aposta de Xbox é expandir o público de suas franquias. A última a entrar para essa lista é Halo, que ganhará um remake completo em 2026 e fará sua estreia no PlayStation 5.