Foi revelado nesta sexta-feira (31), que a Rockstar Games está sendo acusada de praticar atos anti-sindicais por demitir cerca de 30 a 40 funcionários para impedir que eles se sindicalizassem.
Os funcionários foram demitidos na última quinta-feira (30) em diversos escritórios no Reino Unido e Canadá, segundo um porta-voz do Sindicato Independente dos Trabalhadores da Grã-Bretanha (IWGB).
Todos os funcionários faziam parte de um grupo privado de bate-papo sindical no Discord e eram membros do sindicato ou estavam tentando se sindicalizar na empresa, afirmou o porta-voz.
"A Rockstar acaba de realizar um dos atos mais flagrantes e cruéis de repressão sindical na história da indústria de jogos", disse Alex Marshall, presidente do IWGB, em um comunicado. "Esse desprezo flagrante pela lei e pela vida dos trabalhadores que geram bilhões para a empresa é um insulto aos seus fãs e à indústria global."
Alan Lewis, porta-voz da Take-Two, afirmou que as demissões foram "por má conduta grave e por nenhum outro motivo" e que "apoiamos integralmente as ambições e a abordagem da Rockstar".
Tudo sobre GTA 6
A história de GTA 6 se passa em um mundo aberto baseado na Flórida, nos EUA. Seu cenário é Vice City, uma versão fictícia de Miami que estreou no primeiro GTA e depois ganhou um jogo próprio, com GTA Vice City, de 2002. Ele é centrado em dois protagonistas, Lucia e Jason. Os dois estrelaram o tailer de lançamento do game e a jogabilidade se alternará em momentos da história.