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Ex-executiva de God of War diz que jogos AAA não são sustentáveis

Meghan Morgan Juinio ainda disse que os jogos precisam ser primeiramente, divertidos

2 min de leitura
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21.10.2025, às 16H23.

Em uma entrevista para o site PC Gamera ex-diretora de desenvolvimento de produtos do Santa Monica Studios, de God of WarMeghan Morgan Juinio, comentou sobre o estado atual da indústria, e como jogos de grande orçamento, não são mais sustentáveis no modelo atual. 

"Acho que já não é realmente sustentável em termos de custo de desenvolvimento", disse ela. "Houve muitas demissões, e muitas delas se concentram na Costa Oeste dos EUA, e isso se deve claramente aos custos mínimos serem muito altos. Os custos de desenvolvimento exigirão que as grandes publishers criem [novos] caminhos."

Ela ainda explica que apesar de que jogos com grande orçamento como God of War não devem desaparecer, Juinio acredita que as publishers vão olhar para jogos AA ou A como inspiração. E segundo ela, o foco deveria ser primariamente na diversão. "Acho que tudo se resume a isso", disse Juinio, "é simplesmente fazer algo divertido. Simplesmente fazer algo incrível, e isso alcançará o que você precisa alcançar."

Ela continuou: "Minha opinião é que precisa ser divertido primeiro. Pode ter a aparência mais bonita, a melhor trilha sonora do mundo, pode ganhar todos os BAFTAs de áudio e tudo mais, mas se não for divertido, não vale o investimento, seja US$ 2 milhões ou US$ 500 milhões. E acho que é aí que as maiores publishers podem voltar: como voltamos a criar jogos sólidos que sejam realmente divertidos de jogar? Talvez eles não tenham 40 horas de duração e talvez não sejam os mais inovadores — mas isso não importa se a experiência principal for realmente divertida."

Dado o sucesso recente de jogos como Hollow Knight: Silksong, Peak e Claire Obscur: Expedition 33, é seguro afirmar que os jogos independentes e AA, tem feito bastante sucesso entre os jogadores. 

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