Em uma entrevista para o site PC Gamer, a ex-diretora de desenvolvimento de produtos do Santa Monica Studios, de God of War, Meghan Morgan Juinio, comentou sobre o estado atual da indústria, e como jogos de grande orçamento, não são mais sustentáveis no modelo atual.
"Acho que já não é realmente sustentável em termos de custo de desenvolvimento", disse ela. "Houve muitas demissões, e muitas delas se concentram na Costa Oeste dos EUA, e isso se deve claramente aos custos mínimos serem muito altos. Os custos de desenvolvimento exigirão que as grandes publishers criem [novos] caminhos."
Ela ainda explica que apesar de que jogos com grande orçamento como God of War não devem desaparecer, Juinio acredita que as publishers vão olhar para jogos AA ou A como inspiração. E segundo ela, o foco deveria ser primariamente na diversão. "Acho que tudo se resume a isso", disse Juinio, "é simplesmente fazer algo divertido. Simplesmente fazer algo incrível, e isso alcançará o que você precisa alcançar."
Ela continuou: "Minha opinião é que precisa ser divertido primeiro. Pode ter a aparência mais bonita, a melhor trilha sonora do mundo, pode ganhar todos os BAFTAs de áudio e tudo mais, mas se não for divertido, não vale o investimento, seja US$ 2 milhões ou US$ 500 milhões. E acho que é aí que as maiores publishers podem voltar: como voltamos a criar jogos sólidos que sejam realmente divertidos de jogar? Talvez eles não tenham 40 horas de duração e talvez não sejam os mais inovadores — mas isso não importa se a experiência principal for realmente divertida."
Dado o sucesso recente de jogos como Hollow Knight: Silksong, Peak e Claire Obscur: Expedition 33, é seguro afirmar que os jogos independentes e AA, tem feito bastante sucesso entre os jogadores.