Warner Bros.

Séries e TV

Notícia

Friends | Criadora doa US$ 4 milhões por falta de diversidade na série

Marta Kauffman apoiará pesquisas do Departamento de Estudos Afro-Americanos da Brandeis University

01.07.2022, às 10H21.
Atualizada em 01.07.2022, ÀS 10H55

Uma das criadoras de Friends prometeu US$ 4 milhões em doações para estudos do Departamento de Estudos Afro-Americanos da Brandeis University. O motivo? A falta de diversidade no programa de comédia.

Marta Kauffman, que também é criadora de Grace e Frankie para a Netflix, declarou ao Los Angeles Times (via NME) que "mudou de opinião" sobre as críticas quanto a diversidade da série após a morte de George Floyd, em 2020, o que levou ao movimento #BlackLivesMatter no mundo todo.

"Aprendi muito nos últimos 20 anos", disse Kauffman. "Admitir e aceitar a culpa não é fácil. É doloroso se olhar no espelho. Estou envergonhada por não saber melhor há 25 anos."

Ela adicionou: "Levei muito tempo para começar a entender como eu internalizei o racismo sistêmico. Tenho trabalhado muito para metornar uma aliada, uma antirracista. E isso me pareceu uma maneira de participar da conversa do ponto de vista de uma mulher branca."

Exibida originalmente entre 1994 e 2004, Friends mostra a vida de seis amigos de 20 e poucos anos morando em Nova York. Todas as dez temporadas estão disponíveis para streaming na HBO Max.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.