Hoje (12) foram divulgados os vencedores da Mostra Competitiva do Festival Animage 2025, em Recife. A escolha foi realizada pelo júri composto pelo diretor de cinema Daniel Bandeira (Propriedade), pela jornalista especializada Luciana Veras, e pelo produtor cinematográfico Nuno Beato (Os Demônios do Meu Avô).
Confira os vencedores a seguir:
- ABC Animage (Melhor Animação Brasileira): Cidade das Rosas
- Melhor Som: Luz Diaba
- Melhor Técnica: Brincando de Deus
- Melhor Direção de Arte: Safo
- Melhor Roteiro: Ouvido de Cachorro
- Melhor Direção: Glasses
- Prêmio do Público: Kabuki
- Melhor Curta Estudantil: Entre Quatro Paredes de Memoria
- Menção Honrosa Estudantil: O Corvo, a Estrela do Mar e o Unicórnio
- Melhor Curta-Metragem Brasileiro: Safo
- Menção Honrosa para Curta Brasileiro: Kabuki
- Melhor Curta Infantil: Tuu Tuu Til
- Grande Prêmio Animage: Galochas Noturnas
O vencedor do Grande Prêmio Animage, Galochas Noturnas (Night Boots), é um curta-metragem de animação francês de 2024, com 12 minutos de duração, que conta a história de um garoto que escapa de casa enquanto seus pais recebem os amigos. Na mata escura, encontra uma criatura curiosa e solitária que lhe revela os seres noturnos que habitam ali. Para não ficar sozinha novamente, a criatura fará de tudo para prolongar a visita do menino.
Sobre o Festival Animage
Em 2025, o Animage celebra 15 anos entre memória e futuro, unindo clássicos, estreias e narrativas que exploram utopias e distopias. Entre tintas, papéis e objetos, a animação artesanal revela sua força, conectando o olhar local a debates universais e horizontes infinitos.
A programação aconteceu entre os dias 7 e 12 de outubro, no Cine São Luiz, Caixa Cultural Recife, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE e Teatro do Parque, com entradas gratuitas.