Nem todos sabem ou se lembram, mas Kristen Stewart, a protagonista da controversa saga Crepúsculo, já trabalhou nos cinemas com o diretor brasileiro Walter Salles, aclamado no exterior por filmes como Central do Brasil (1998) e Ainda Estou Aqui (2024).
Na Estrada foi rodado em 2011 – período em que Stewart encontrava-se no auge da fama proporcionada pela franquia vampírica – e tratou-se de uma co-produção entre Brasil, França e Canadá, com ninguém menos que Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão) como produtor executivo.
Salles capitaneou um elenco estrelado, formado ainda por nomes como Viggo Mortensen, Amy Addams, Elizabeth Moss e Sam Riley, além de sua conterrânea Alice Braga. O roteiro foi do porto-riquenho José Rivera (Diários de Motocicleta), com base no romance On The Road, de Jack Kerouac.
Qual a história de Na Estrada?
Como o próprio título sugere, Na Estrada é um road movie ambientado na Nova York da década de 1940, em torno da amizade improvável entre Sal Paradise (Sam Riley), um aspirante a escritor de 24 anos, e Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um ex-presidiário de moral duvidosa e perigosamente carismático.
Essa aproximação inesperada faz nascer um curioso fascínio mútuo entre Sal e Dean. O primeiro se deslumbra pela liberdade do outro, que lhe apresenta um mundo empolgante onde o sexo, o álcool e as drogas podem ser desfrutados sem limites. Já o segundo parece obcecado pela capacidade ímpar de Sal de transformar em palavras as próprias experiências e sentimentos.
Cada vez mais entusiasmados com os ideais de uma vida intensa, longe de regras, convenções e monotonia, Sal e Dean embarcam numa viagem sem destino certo pelo interior dos Estados Unidos, sempre acompanhados da esposa deste, Marylou (papel de Stewart).
Onde assistir ao filme Na Estrada?
O longa de Walter Salles está disponível no catálogo da plataforma de streaming Mubi, cujo acervo pode ser acessado também pelos usuários da Prime Video, mediante um complemento na assinatura.