Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Frankenstein | Guillermo del Toro incentiva protesto contra IA

Essa não é a primeira vez que o diretor se manifestou contra o uso dessa tecnologia

2 min de leitura
JH
01.11.2025, às 14H39.

O debate sobre o uso de inteligência artificial na indústria cinematográfica está cada vez mais acalorado. Uma das vozes criativas que mais se manifestam contra essa tecnologia é a do diretor mexicano Guillermo del Toro

Entre mandar a "IA se f****" e declarar que preferia morrer a utilizar inteligência artificial em sua arte, o cineasta deixou sua opinião sobre o assunto bem clara.

Ontem (31), durante a rodada de perguntas após a exibição de seu novo filme, Frankenstein, no Chinese Theater em Los Angeles, o diretor pediu para a plateia se juntar a ele em um grito de "F***** a IA". O público presente obedeceu ao pedido, juntando-se ao seu protesto.

Confira o momento a seguir:

Tudo sobre Frankenstein 

Descrito por Del Toro como seu projeto dos sonhos, Frankenstein adapta a clássica história de Mary Shelley sobre a criação de um monstro com partes de diversos cadáveres.

Conhecido por sua empatia pelas criaturas e grandes filmes de terror, Del Toro já trabalhou com a Netflix na animação stop-motion Pinóquio, que venceu o Oscar de Melhor Animação. Depois de Frankenstein, ele adaptará O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro, também em stop-motion, com a Netflix.

O filme de Frankenstein de Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar por A Forma da Água, traz Oscar Isaac (Duna) como o doutor Frankenstein e Jacob Elordi (Euphoria, Saltburn) como seu Monstro. Mia Goth (Pearl, MaXXXine) está no filme, e especula-se que ela virará a Noiva de Frankenstein.

Charles Dance, Lars Mikkelsen, David Bradley, Christian Convery, Christoph Waltz completam o elenco. Elordi substituiu Andrew Garfield no papel do monstro de Frankenstein, já que Garfield precisou deixar o projeto devido a conflitos em sua agenda. 

Além de chegar à Netflix em 7 de novembro, o filme terá uma rápida exibição nos cinemas dos EUA, em 17 de outubro, para qualificá-lo para o Oscar. No Brasil, ele estreou nos cinemas em 23 de outubro.

Webstories