Filmes

Notícia

Festival de Cannes | Filme sobre boxe finlandês vence a mostra Un Certain Regard

Drama com Viggo Mortensen também é premiado

21.05.2016, às 16H03.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Considerada a mostra paralela mais importante do Festival de Cannes, ao largo da briga pela Palma de Ouro, a seção Un Certain Regard do evento francês chegou ao fim neste sábado consagrando um filme de boxe egresso da Finlândia: veio de lá a iguaria em preto e branco The Happiest Day In The Life of Olli Mäki, do estreante Juho Kuosmanen.

Na trama, Olli (o ótimo Jarkko Lahti) é um aspirante a pugilista que, em 1962, pode fazer sucesso nos ringues desde que consiga controlar seu apetite e seu coração. Mais elogiado dos longas-metragens da disputa, o desenho animado The Red Turtle, do holandês Michael Dudok De Wit, ficou o com o Prêmio Especial do Juri, que deu o prêmio de melhor direção ao ator americano Matt Ross por Capitain Fantastic, com Viggo Mortensen. Confira a seguir a lista completa de vencedores:

Melhor Filme: The Happiest Day in The Life of Olli Mäki, de Juho Kuosmanen;
Prêmio Especial do Júri: A Tartaruga Vermelha, de Michael Dudok De Wit;
Prêmio do Júri: Harmonium, de Kôji Fukada;
Diretor: Matt Ross, por Captain Fantastic;
Roteiro: Voir du Pays, de Delphine e Muriel Coulin;

Neste domingo sai o ganhador da Palma dourada, tendo o longa pernambucano Aquarius, de Kleber Mendonça Filho como um dos mais cotados a prêmios, sobretudo o de melhor atriz para Sonia Braga. O Brasil tem chance também de levar a Palma de melhor curta-metragem por A Moça Que Dançou Com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria, muito elogiado ao fim de sua projeção.