HQ/Livros

Notícia

DC Comics e Marvel Comics equiparam-se em números do mercado de HQs nos EUA em junho

Mercado teve crescimento de 18% e prevê-se segundo semestre ainda melhor

12.07.2012, às 17H48.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H36

Chegando ao momento mais significativo do ano para as vendas do mercado de entretenimento - o verão no hemisfério norte -, a DC Comics e a Marvel Comics praticamente empataram no mercado norte-americano de quadrinhos. É o que revelam os dados de pedidos à distribuidora Diamond Comics, analisados pelo site ICV2.

A Marvel ficou com 33,77% da arredacação do mercado, contra 33,03% da DC. Em números de unidades vendidas, a DC venceu por 38,23%, contra 37,82% da Marvel. Boa discussão para levar à San Diego Comic Con.

A disputa está, enfim, entre Vingadores vs. X-Men e Before Watchmen. A saga Marvel lidera o top 10 de junho com as edições 6 e 5. Mas a DC toma as posições 3 a 8 da lista com suas sempre-bem-vendidas Batman e Justice League, seguidas dos quatro primeiros números um de Before Watchmen.

Quem saiu ganhando foi o mercado como um todo: os oito primeiros títulos do top 100 ultrapassaram 100 mil pedidos, algo raro no mercado atual. E o resultado do semestre é muito animador: 18% de crescimento em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo outro site de análises do mercado, o Comichron, é um indicativo de que o segundo semestre, geralmente 10% melhor que o primeiro, vai ser grandioso para o mercado de HQs dos EUA (lembrando que vem aí a Marvel Now).

Nas coletâneas e graphic novels, Walking Dead lidera de novo com a estreia do 16o volume da série, seguida do novo volume de A Liga Extraordinária. As duas superam os 20 mil pedidos, número ótimo para o segmento. E, falando em Walking Dead, a edição 100 da série mensal pode fazer bonito nos números de julho - o que é significativo não só por representar o crescimento da HQ, mas por ser uma HQ autoral bem mais recente que os perenes personagens de Marvel e DC.

Revistas mensais mais vendidas | Graphic novels e coletâneas mais vendidas

Leia mais sobre as HQs mais vendidas nos EUA