HQ/Livros

Notícia

Livro italiano com Batman e Robin gays causa polêmica

Obra de Marco Mancassola é editada nos EUA e no Reino Unido

06.08.2013, às 15H02.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H31

Lançado em 2008 na Itália, o livro Erotic Lives of the Superheroes, de Marco Mancassola, está causando polêmica agora entre os leitores britânicos e nos EUA. A editora Salammbo Press lançou a tradução para o inglês em julho, imaginando como seriam as vidas sexuais decadentes de Batman, Robin, Sr. Fantástico, Superman e outros heróis na meia-idade.

Erotic Lives of the Superheroes

Batman e Robin, é óbvio, são gays. No livro, a relação de anos está desgastada, os dois passam os dias brigando e o velho Bruce Wayne sai à caça de meninos novinhos nas noites de Nova York (não Gotham City). Em outras cenas, Batman tem compromissos sociais com Elton John.

Em entrevista ao Independent, o autor Mancassola diz que "Batman sempre teve um lado negro. Não deveria chocar ninguém que minha versão do personagem permite-se fetichismos estranhos e sexo violento". Quanto à reação irada de alguns fãs, declara: "Não me perdoam pelo que fiz com os personagens que tanto amam. Em especial quando se trata de Batman, que vira o personagem menos simpático do livro - egocêntrico, convencido, até 'perverso'. Mas só o retratei assim porque amo Batman. Ele é humano. Ele encarna o envelhecimento, que a sociedade contemporânea transformou em tragédia".

O livro tem 416 páginas e custa £14.99. Ainda não há previsão de edição brasileira.