HQ/Livros

Notícia

"Acho que muita gente vai odiar", diz Grant Morrison sobre despedida de Batman

Autor diz que última edição de Batman Incorporated "destrói o conceito de Batman"

26.07.2013, às 15H27.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H31

Em entrevista ao Newsarama durante a Comic-Con 2013, o escritor Grant Morrison disse que sua última edição de Batman Incorporated vai provocar reações extremas. "Acho que muita gente vai odiar, porque é super desoladora. Ela meio que... em certo sentido, ela destrói o conceito de Batman", diz o quadrinista, que trabalha com o personagem já há oito anos.

Batman Incorporated

Batman Incorporated #13

Explicando melhor: "Parte da minha passagem pelo Batman tem a ver com recapitular as décadas do personagem e as diferentes formas como lidaram com ele. E eu queria tratar do Batman atual, que voltou a ser soturno. O que Scott Snyder vem fazendo, o que John Layman vem fazendo, todo mundo faz ele mais soturno. Na prática, aprendi que não dá pra trazer o Batman para a luz. Foi disso que eu quis tratar na última edição - é praticamente um pesadelo".

A despedida da série criada em 2010 também vai acrescentar um ponto final à saga de Damian Wayne, o filho de Batman que Morrison criou. Ele diz que pensou a trajetória de Damian desde o começo. "Teve um segundinho em que eu reconsiderei [a morte do personagem]. Mas aí eu pensei, não, o personagem tem que passar por isso. A última edição meio que resolve as coisas de outro jeito. Você vai ver."

Morrison também deixa a dica de que vai anunciar novos projetos nos quadrinhos em breve, afora Wonder Woman: Earth One e Multiversity. A Vertigo já anunciou que tem um novo projeto de Morrison por vir. "Mas este ano estou fazendo mais coisas fora dos quadrinhos, para TV e cinema", diz o escritor.

Batman Incorporated #13, edição final da série, sai na semana que vem nos EUA.