Séries e TV

Notícia

Preview: Boardwalk Empire

Prepare seu copo de whisky, porque o show vai começar

17.10.2010, às 22H22.
Atualizada em 15.02.2017, ÀS 11H03

Os nomes de Martin Scorsese e Terence Winter brilham tanto quanto as luzes que aparecem no letreiro do título de Boardwalk Empire. A série é mais uma produção da HBO, o que por si só já seria bom indicativo de qualidade, mas ter lado a lado um dos cineastas que melhor fotografou a máfia nas últimas décadas (Cassino, Os Bons Companheiros, Os Infiltrados) com o roteirista que deu à "famiglia" novos ares na série de TV Família Soprano é algo que realmente merece toda a atenção que a mídia tem dado ao programa.

O episódio piloto, com 1h12min, e os demais, com média de 53 min., fazem por merecer as longas pausas na frente da TV. Não se trata de uma série regular, com vários breaks para comerciais e episódios feitos com moldes formulaicos de começo, meio e fim que serão repetidos semanalmente. Há em Boardwalk Empire uma história maior e mais complexa sendo contada. Seu personagem principal é Enoch "Nucky" Thompson (Steve Buscemi), político de carreira, que passa os dias indo a encontro com senhoras da sociedade e as noites em cabarés bebendo com seus influentes maridos. Além de ter Atlantic City no seu bolso, Nucky tem também a lei ao seu lado, uma vez que o xerife da cidade é seu irmão, Eli Thompson (Shea Whigham).

Boardwalk Empire

None

Boardwalk Empire

None

Boardwalk Empire

None

Boardwalk Empire

None

Boardwalk Empire

None

A série começa na véspera da "era da proibição". A Lei Seca, que imperou entre 1920 e 1933, só ajudou a aumentar o número de falcatruas para conseguir um copo de uma bebida alcóolica qualquer e - exatamente por isso - também foi fundamental para encorajar e fortalecer as práticas obscuras do crime organizado. Conhecendo bem a lei da oferta e da procura, Nucky logo entende que uma dose que antes custava 15 centavos agora pode ser vendida por 3 dólares. E ele não foi o único. Colegas do mesmo ramo vindos de Chicago e Nova York não demoram a bater na sua porta à procura dos seus serviços. E é neste ponto que a ficção se cruza com a realidade, colocando em cena mafiosos que depois se tornariam conhecidos no mundo inteiro, como Arnold Rothstein (Michael Stuhlbarg), Charles “Lucky” Luciano (Vincent Piazza) e Al Capone (Stephen Graham).

Outros personagens que devem se destacar ao longo desta primeira temporada são:

  • James "Jimmy" Darmody (Michael Pitt), jovem protegido por Nucky, que largou sua "carreira" para lutar na Primeira Guerra Mundial e agora está de volta a Atlantic City, mas não consegue se desvencilhar dos fantasmas que trouxe consigo da Europa;
  • Margaret Schroeder (Kelly Macdonald), uma imigrande escocesa em dificuldades que vai pedir ajuda a Nucky;
  • Agente Nelson Van Alden (Michael Shannon), um dedicado agente federal sem vida particular cheio de vontade de mostrar serviço;
  • Chalky White (Michael Kenneth Williams), líder da comunidade negra e novo falsificador de bebidas empregado por Nucky;
  • Eddie Kessler (Anthony Laciura), mordomo e faz-tudo de Nucky;
  • Comodoro Louis Kaestner (Dabney Coleman), mentor de Nucky;

A série, inspirada no livro Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City, de Nelson Johnson, foi rodada em um novo set criado no Brooklyn, onde foram montadas à perfeição ruas, lojas e casas da Atlantic City dos anos 1920. Destaque também para os figurinos, maquiagem e penteados da época e, principalmente, à trilha sonora. E em se tratando de uma série da HBO, voltada a um público mais qualificado e adulto, fique avisado desde já que você ouvirá palavrões, verá cenas de sexo e pessoas nuas e violência, afinal, o assunto principal são os gângsteres.

Ainda é cedo para rotular Boardwalk Empire como a nova melhor série da atualidade. Mas quem tem coragem de dar o merecido papel de protagonista a Steve Buscemi tem de ser acompanhado de perto. Agora é só encostar no sofá, pegar o seu copo de whisky (batizado ou não) e ir degustando, um capítulo de cada vez.

Boardwalk Empire é exibido aos domingos, às 22h, na HBO.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.