HQ/Livros

Notícia

Trabalho inédito de Alan Moore é publicado online

Páginas de Big Numbers #3 caem na rede em leilão no eBay

30.03.2009, às 00H00.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 08H00

Big Numbers #3 está online. Aqui, para ser mais exato. Para quem conhece a fundo o trabalho de Alan Moore, foi uma espera de quase 20 anos para ver estas páginas.

Big Numbers poderia ter sido o trabalho mais ambicioso de Moore: baseada na Teoria do Caos, mostraria as repercussões da instalação de um shopping center em uma pequena cidade britânica, através da visão de dezenas de personagens. Projetada para ter 12 edições, começou a ser publicada pela editora fundada pelo próprio Moore, a Mad Love, em 1990, com desenhos do astro Bill Sienkiewicz.

big numbers

None

Apenas duas edições foram lançadas. Há várias versões do porquê: a mais politicamente correta é que Sienkiewicz desistiu do trabalho em função de outros compromissos e seu assistente Al Columbia, que deveria substituí-lo, desenhou mais duas edições e também abandonou o projeto.

Já a versão politicamente incorreta diz que Sienkiewicz não tolerava o alto controle sobre a HQ que Moore impunha com seus roteiros, e por isso abandonou o projeto. Já Columbia não teria apenas abandonado o trabalho, mas também queimado as páginas em um ato de fúria.

Seja qual for a versão, páginas fotocopiadas da edição 3 recentemente chegaram às mãos do fã Pádraig O Méalóid, que se identifica como Glycon (uma divindade-serpente romana) na central de blogs LiveJournal, a partir de um leilão no eBay. Ele comprou as duas edições de Big Numbers, com a fotocópia da 3 de brinde, de um vendedor que preferiu não identificar. Quando viu o que tinha em mãos, pediu autorização ao próprio Alan Moore para publicar o material online - que permitiu de bom grado.

O material parece ser legítimo: o texto lembra Moore e os desenhos, quando não são identificáveis no estilo de Bill Sienkiewicz, provavelmente podem ser atribuídos a Al Columbia.

Moore já disse em entrevistas que a HQ nunca será concluída. Segundo o que se falava na época, ele tinha cinco edições de Big Numbers roteirizadas e um pôster gigante no seu escritório detalhando o que aconteceria com cada personagem ao longo da complexa série (ele explica melhor na nossa entrevista exclusiva).

Pelo menos 1/4 do projeto está disponível para os fãs de Moore. O resto, infelizmente, deve ficar só na biblioteca das grandes obras intermináveis dos quadrinhos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.