HQ/Livros

Notícia

Pesquisa nos EUA diz que um entre cada quatro leitores de HQ tem mais de 65 anos

Então por que as HQs seguem tratando o leitor como criança?

09.10.2010, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 12H07

O relatório de uma pesquisa divulgada pela Simba Information, empresa que estuda o mercado editorial dos EUA, informou que aproximadamente um entre quatro leitores de HQ no país tem 65 anos ou mais. Ou seja, aprendeu a ler na época do lançamento da Marvel de Stan Lee e Jack Kirby.

O destaque do relatório não informa se esta é a faixa etária que mais lê HQ nos EUA, mas ressalta o dado porque o mercado editorial continua em grande parte tratando todo tipo de HQ como leitura para crianças. A mesma Simba Information ressaltou esta discrepância no passado. O relatório completo só está disponível para assinantes do serviço, que pagam US$ 1.295 pelas informações.

Outra pesquisa, da Harris Interactive, afirma que 11% dos leitores adultos (18 anos ou mais) nos EUA leram uma graphic novel no último ano. Estratificada por faixa etária, a pesquisa coloca a Geração Y (aproximadamente 18 a 33 anos) como a mais ligada em quadrinhos: 18%. A Geração X (34-45 anos) fica logo atrás, com 11%.

Esta segunda pesquisa diz que apenas 4% dos leitores tem mais de 65 anos. Mas aí entra um detalhe: os questionários da Harris Interactive foram aplicados somente via internet, um método não muito recomendado para pesquisas.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.