HQ/Livros

Artigo

Omelete turismo: Comic Shops de Nova York

Omelete turismo: Comic Shops de Nova York

23.01.2002, às 01H00.
Atualizada em 01.11.2016, ÀS 18H02

A mais famosa comic shop de NY: Forbidden Planet

O tempo todo, nós, de uma forma ou de outra, acabamos falando sobre o mercado americano de quadrinhos. Claro, temos uma boa idéia de como ele funciona, através do sistema de vendas diretas (leia mais aqui), mas como é COMPRAR um gibi nos Estados Unidos&qt;& Como são as comic shops, que tipo de pessoas as freqüentam&qt;& O quão diferente são das lojas especializadas daqui&qt;& Para responder essas perguntas, empreendemos a dificílima tarefa de realizar uma pesquisa de campo na maior cidade norte-americana, Nova York. Siga conosco nessa nova matéria especial do Omelete!

Nas bancas

Todo e qualquer fã de quadrinhos brasileiro que se preza está sempre procurando uma boa banca de jornais. Acostumados com os terríveis esquemas de distribuição no país, nós vivemos de olho naquelas que realmente recebem os lançamentos nacionais todos os meses. Quanto maior a banca, maiores também nossas chances de encontrar um gibi de uma editora menor, como a Brainstore ou Opera Graphica, por exemplo.

Nesse aspecto, os Estados Unidos têm uma realidade bem diferente. Não interessa se a banca de jornais é do tamanho da C&A.; Você NÃO vai encontrar gibis nela. Nenhum. Nada. Tá bom, vai... a cada milênio a Marvel ou a DC, resolvem apostar em algum material de banca como a finada Ultimate Marvel Magazine, ou uma versão com capa alternativa de Dark Knight Strikes Again, mas é só. Banca de jornais e revistas é lugar de, acreditem, jornais e revistas (lembrem-se que por lá HQ não é revista, é comic book).

E agora&qt;& Quem poderá me ajudar&qt;&


Village Comics

Desde que foi criado na terra do Tio Sam o fatídico Sistema de Vendas Diretas (apontado por muitos - com razão - como o grande responsável pelo declínio da indústria de HQs por lá), o americano só tem duas saídas para comprar seus gibis mensalmente... ou ele assina seus títulos preferidos, ou vai a uma Comic Shop.

As comic shops são lojas especializadas em revistas em quadrinhos, certo&qt;& Errado. As comic shops são lojas especializadas em explorar nosso vício das maneiras mais hediondas possíveis! Imagine um lugar em que TUDO o que se fala no Omelete existe na forma de DVDs, fitas de vídeo, CDs, brinquedos, jogos, RPG, quinquilharias, vestimentas, estátuas, produtos autografados, action figures (o popular bonequinho), gibis de linha, gibis especiais, gibis de luxo, gibis encadernados, gibis, gibis, gibis... Sentiu o drama&qt;&

O clima

Ao contrário da crença popular, as comics shops não são antros repulsivos, repletos de nerds babões aflitos atrás de números que faltam em suas coleções. As lojas, em sua maioria, impressionam pela limpeza, freqüência tranqüila, organização e, pasmem, silêncio. Claro que nem todas as lojas são tão arrumadinhas, mas a maioria, pelo menos, tenta.


Midtown Comics - minha preferida

Em minha peregrinação pelas comic shops norte-americanas, vi diversas garotas comprando e algumas senhoras! Impressionante, não&qt;& Imagine sua mãe entrando em uma das lojas de HQs importadas brasileiras, que têm o péssimo hábito de colocar mesas de jogos de RPG pertinho das estantes de gibis. Haja paciência. Ei, nada contra o RPG. Já joguei bastante e me diverti muito. Só acho que a barulheira resultante de uma partida de de Vampire AFASTA compradores, não os atrai.

A última fronteira

Quer mais uma prova de que os leitores norte-americanos são mais felizes do que nós&qt;& Quem opta por não entrar em uma comic shop pode ainda comprar seus gibis encadernados, os famosos TPBs (sobre eles, leia a coluna PARÊNTESES dessa semana). Lá, todas as megastores, como a Virgin, Tower Records, Barnes and Noble etc etc etc, possuem uma EXTENSA seção de quadrinhos encadernados, arrumados igualzinho aos livros normais ao lado.

Dicas

Se você tiver a oportunidade de ir à Nova York, eis alguns endereços, listado por preferência, com os respectivos comentários e avaliação. Um detalhe: todas elas exigem que você deixe sua mochila na entrada. Então, não se assuste com o bag, please.

Midtown Comics
Localização privilegiada - próxima da Times Square -, bem freqüentada, com amplo espaço e bastante organizada. No segundo andar, comics. No terceiro, apenas toys & colecionáveis.
http://www.midtowncomics.com
200 W.40th St. 2nd Floor


Jim Hanleys Universe
Pertinho do Empire State Building. Completíssima, com diversas coleções completas, muitos TPBs e material mais difícil de achar. Fraca em quinquilharias.
http://www.jhuniverse.com/
4 W.33rd St



St. Marks Comics - pena que não saiu o japonês na foto

Forbidden Planet
A mais famosa Comic Shop de NY. Parada obrigatória para qualquer turista fã de quadrinhos. Bastante variedade de comics e colecionáveis.
http://www.forbiddenplanetnyc.com
840 Broadway, esquina com a 13th St.


Village Comics
A melhor em toys, actions figures e kits para montar. Tem preços bastante convidativos e diversas promoções de coisas que não estão mais na moda como Star Wars Episódio I e The Matrix, mas é fraca em quadrinhos.
http://www.villagecomics.com/
214 Sullivan St.




St. Marks
No coração do canto mais punk/alternativo de Nova York. Vale pela vizinhança, mas a loja é bem fraquinha. Além disso, da primeira vez que estive na loja fui mal atendido por um japonês cabeludo que ficava escondido no fundo da loja. Da segunda vez, um ano depois, ele estava exatamente no mesmo lugar. E me atendeu mal de novo.
11 St. Marks Pl.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.