HQ/Livros

Artigo

HQ Argentina: <i>Macanudo</i>

HQ Argentina: <i>Macanudo</i>

22.02.2005, às 00H00.
Atualizada em 18.11.2016, ÀS 02H06

Já que a Argentina é ali mesmo, importe, por favor, a compilação de quadrinhos Macanudo 1, de Liniers. Para um dia melhor, para horas de risos bobos em sua cadeira preferida, leia, veja a maravilha que é este produto de exportação sulamericano.

Ok, deixa eu tentar explicar.

Todos os dias, no Diario de La Nación, uma tira de quadrinhos me chamava atenção pela quantidade de referências pop (musicais, televisivas e cinematográficas) e pela qualidade de referências gráficas portenhas, que vão desde traços simples em forma de fileteado (uma arte típica daqui - para conhecer mais: www.fileteado.com.ar) a nomes de bairros conhecidos. Assim que eu me decidi por comprar o jornal todos os dias, pedi pro marido comprar também o livro e aproveitei para pesquisar na internet tudo sobre o autor da série Macanudo.

O resultado de tudo isso são personagens como eu e você: cheios de sentimentos distorcidos, muitas vezes chatos, "aburridos" como se diz aqui. Muitas vezes sensíveis com coisas tolas. Muitas vezes bobos. Muitas vezes inteligente.

No livro, conheci o que Liniers criou em forma de um mundo de Macanudos, que na linguagem coloquial pode-se dizer que é um jeito de dizer "gente bacana". O mundo de Liniers é assim, repleto deles e de alusões à poesia cosmopolita. O autor vê o mundo por uma janela de cores diferentes. Pastéis e aquarelas em traços simples formam personagens inocentes, tristes e que de tão feios, são lindos.

Qualquer coisa pode acontecer no mundo dos Macanudos, todos têm um sonho. Os pingüins querem voar, o gato é sabio e acompanha uma menina com um ursinho de pelúcia. Há histórias de gente com chapéu, de robôs sensíveis, de encontros de gente da cidade.

A comédia que Liniers propõe é a vida maravilhosamente bem desenhada, linda e cruel, sem maquiagem e com muita, muita imaginação e inteligência.

Liniers se chama Ricardo Liniers Siri. Nascido em Buenos Aires, em 1973, realizou ilustrações e quadrinhos para publicações como o jornal Página 12, a revista Hecho en Buenos Aires e ainda teve seu material editado na França, Estados Unidos, Espanha e Brasil (Olho Mágico).

Para quem não lê em espanhol, há esperança, pois existe a possibilidade que, Macanudo 2 tenha uma edição em português, o que seria lindo, pois o título tem uma linguagem universal. O pássaro que canta pela janela, molesta alguns, maravilha outros. E isso não é diferente aqui, no Brasil ou na China. É lindo às vezes e, nos dias em que queremos dormir um pouco mais, nos atrapalha.

A sensibilidade que passa pelo lápis de Liniers, nos dá aquele "minuto" para respirar e olhar para os lados, lembrando que a vida não pode passar tão rápido e que talvez, pelo céu azul de sua aquarela, o mundo te acolha e te entenda e quando você se perceber, já é um Macanudo.

Para saber e ler mais:

O livro: Macanudo 1

Ediciones de la Flor, 2004

www.edicionesdelaflor.com.ar

No dicionário de sinônimos Oceano Langenscheidt: Macanudo: estupendo, genial, fabuloso, insólito, enorme, extraordinario, magnifico, maravilhoso, tremendo. (Agora te pergunto, você também queria ser Macanudo, não é?)

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.