Alexandre Vidal é o primeiro quadrinista brasileiro a publicar seu trabalho no ZudaComics - o site de webcomics criado pela editora DC.
A tira de Vidal se chama The Passenger. O próprio autor a descreve: "São as desventuras de Alberto, um cidadão comum que, após receber um fora de sua namorada, entra em um processo auto-destrutivo. Em uma noite de embriaguez, acaba pegando o táxi errado e é abandonado numa encruzilhada interdimensional. Agora, completamente perdido, precisa encontrar o caminho de volta. No entanto, cada táxi que ele pega apenas o deixa mais desorientado e longe de casa. Que aventuras o aguardam nesse estranho labirinto?".
Para ler as tiras, comece por aqui.
O ZudaComics estreou em outubro de 2007 com uma proposta inovadora para o universo ainda novo dos webcomics: apoio de uma grande editora e espaço aberto para quem quiser mandar seu material, dentro de especificações de formato. Após uma seleção pelos editores, as tiras entram no ar e têm que ganhar apoio do público - é possível votar nas que você mais gosta. A cada mês, a mais votada vira atração permanente do site.
Para Vidal, que já tem quadrinhos publicados em antologias brasileiras como Front e Manicomics, o processo foi simples e rápido. "O que fiz foi basicamente seguir as regras do próprio site, desenvolvendo as oito páginas da minha HQ na resolução indicada por eles. Depois, foi só utilizar o formulário de envio e aguardar resposta. Enviei a HQ em 21 de dezembro e obtive o convite para participar da seleção em 11 de janeiro", conta o artista, que viu seu trabalho online um mês após o envio.
Apesar do espaço estar aberto e ser uma boa vitrine, o brasileiro não conhece outro conterrâneo que esteja preparando material para o Zuda - "mas já encorajei várias pessoas a tentar", diz. "Espero que mais gente possa participar."
Além de novas HQs que entram todo mês, o site dá destaque a três webcomics que já venceram seus concursos: Bayou (de Jeremy Love), High Moon (David Gallaher) e Night Owls (Peter e Bobby Timony).