As Paradas Lá Fora: Muse, Elbow, Madonna, Leona Lewis e Snoop Dogg se destacam

Van Morrison, Mike Oldfield, Rick Ross e Fat Joe também galgam posições

Esta semana, a parada do Reino Unido registra uma mudança significativa em termos de qualidade. A estréia das bandas Muse e Elbow, com, respectivamente, Haarp e The Seldom Seen Kid, na parada de álbuns, sinaliza que os britânicos não se esquecem dos bons artistas nativos que fazem da música da ilha referência mundial.

Resgatando um passado ainda mais remoto, os britânicos botaram na parada as surpresas Van Morrison e Mike Oldfield, ambos geniais compositores e multiinstrumentistas muitos anos mais velhos que os integrantes do Muse e do Elbow. Conhecidos também pela produção de excelentes trilhas sonoras, ambos conseguiram um lugarzinho ao sol com os inéditos Keep It Simple (Morrison) e Music of the Spheres (Oldfield).

Outro que estréia na parada britânica desta semana é o cantor Bryan Adams. Na faixa "Flower Grown Wild", Adams busca ouvintes da nova geração, ao falar o que pensa sobre a cantora Amy Winehouse. Nada de mal, diga-se de passagem. Adams deu uma ajuda para a cantora no final do ano passado, cedendo casa, comida, roupa lavada e papo-cabeça para ajudá-la a se livrar das drogas, e encontrou na história de Winehouse inspiração para escrever a faixa.

Para terminar em grande estilo, abram alas: Madonna está de volta. Na semana de lançamento do primeiro single de Hard Candy, novo álbum da cantora, a música não só entrou no top 10 de singles, como aterrissou em um confortável sétimo lugar. Como se não bastasse a própria Madonna, Justin Timberlake faz uma colaboração em "4 Minutes". Alguém tem dúvidas de que a faixa vá ainda mais longe?

E é do Reino Unido que chega a maior (e única) surpresa da parada de singles dos Estados Unidos. Há meses fazendo sucesso em sua terra natal, a cantora Leona Lewis finalmente atravessa a fronteira tradicionalmente restritiva dos estadunidenses e chega ao topo da Billboard com "Bleeding Love", saindo do 21º lugar para o oitavo. O exemplo mais recente de uma cantora britânica que foi quase tão longe é Amy Winehouse. "Rehab" fez um tremendo sucesso, mas na parada de singles da Billboard, a música não passou da nona posição. De 2000 para cá, a única cantora do Reino Unido que fez mais bonito que Leona Lewis nos EUA foi a Dido (porque em 2001 Eminem sampleou a faixa "Thank You" da cantora para criar o hit "Stan").

E por falar em rap, a parada de álbuns dos Estados Unidos foi tomada pelo gênero. Rick Ross e o álbum Trilla, nome, segundo ele, inspirado em Thriller, do Michael Jackson, ocupam o primeiro lugar da parada. Trilla tem colaborações de R. Kelly, Jay-Z, Akon, Lil Wayne e T-Pain... Simplesmente o que há de mais bem-sucedido no rap estadunidense da atualidade.

Em seguida é a vez do simpático Snoop Dogg. O veterano já esteve diversas vezes na Billboard e com Ego Trippin' não poderia ser diferente. Impulsionado pelo vídeo do primeiro single do álbum, "Sensual Seduction", o novo trabalho de Dogg estréia em terceiro lugar.

Fat Joe é o terceiro rapper da lista. De acordo com ele, Elephant in the Room é declaradamente um disco de gangsta rap. Falando na terceira pessoa, Joe avisa que a sexta posição ainda não é o bastante: "Fat Joe vem fazendo isso por 15 anos e ainda não foi merecidamente reconhecido".

Confira abaixo os singles e álbuns mais vendidos no Reino Unido e nos Estados

Singles – Reino Unido
1. Estelle e Kanye West – "American Boy"
2. Duffy – "Mercy"
3. Leona Lewis – "Better in Time/Footprints in the Sand"
4. OneRepublic – "Stop and Stare"
5. Nickelback – "Rock Star"'
6. Florida e T Pain – "Low"
7. Madonna e Justin Timberlake – "4 Minutes"
8. Utah Saints – "Something Good `08"
9. Girls Aloud – "Can´t Speak French"
10. H Two O Ft Platnum – "What´s It Gonna Be"

Álbuns – Reino Unido
1. Duffy – Rockferry
2. Muse - Haarp
3. OneRepublic – Dreaming Out Loud
4. Leona Lewis – Spirit
5. Elbow – The Seldom Seen Kid
6. Bryan Adams - 11
7. Nickelback – All the Right Reasons
8. Amy Winehouse – Back to Black Deluxe Edition
9. Mike Oldfield – Music of the Spheres
10. Van Morrison – Keep It Simple

Singles – Estados Unidos
1. Usher e Young Jeezy – "Love in This Club"
2. Chris Brown – "With You"
3. Florida e T-Pain – "Low"
4. Sara Bareilles – "Love Song"
5. Rihanna – "Don´t Stop the Music"
6. Jordin Sparks e Chris Brown – "No Air"
7. Ray J & Yung Berg – "Sexy Can I"
8. Leona Lewis – "Bleeding Love"
9. Timbaland com OneRepublic – "Apologize"
10. Lupe Fiasco e Matthew Santos – "Superstar"

Álbuns – Estados Unidos
1. Rick Ross – Trilla
2. Vários – Now 27
3. Snoop Dogg – Ego Trippin'
4. Jack Johnson – Sleep Through the Static
5. Alan Jackson – Good Time
6. Fat Joe – The Elephant in the Room
7. Sara Bareilles – Little Voice
8. Janet – Discipline
9. Erikah Baduh – New Ameryka: Part One (4th World War)
10. Hannah Montana/Miley Cyrus: The Best of Both Worlds Concert

 
 


Omelete - Entretenimento levado a sério
© 2008 Omelete Todos Direitos Reservados