No último dia da Electronic Entertainment Expo, a E3 2011, passamos algumas horas com os lançamentos da Electronic Arts.

Electronic Arts

Mass Effect 3

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Mass Effect 3

star wars

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Star Wars: The Old Republic

No centro de seu estande, a Electronic Arts mostrava seus games de esporte da EA Sports, os novos pacotes de expansão de The Sims e o recém-anunciado Need For Speed The Run. Mas era a portas fechadas que os grandes games eram apresentados. Infelizmente não deu tempo de olhar Battlefield 3 e Kingdom of Amalur. Mas conseguimos assistir às apresentações de Mass Effect 3 e Star Wars: The Old Republic.

Star Wars: The Old Republic

"Você nunca viu um MMO igual", promete o diretor de produção Dallas Dickinson. "Estamos buscando o maior e melhor game multiplayer online possível, um game com a qualidade e profundidade que se espera de um título da BioWare e de Star Wars. É um jogo de primeira", garante.

O início da conversa repassou as informações básicas - e já conhecidas - do título. Trata-se de um jogo que se passa 300 anos depois dos eventos de Star Wars: The Knights of the Old Republic e 3 mil anos anos do surgimento de Darth Vader. Pela primeira vez em um MMORPG, todos os diálogos foram dublados - um feito impressionante se considerarmos que todas as classes de personagens têm suas próprias jornadas, que são alteradas pelas escolhas tomadas ao longo da ação.

"Exploração, Progressão, Combate e História são os quatro pilares em que baseamos o nosso game. Existem vários games de qualidade que já conseguiram obter as três primeiros, mas nunca um MMO teve tanto suporte narrativo. Queremos dar ao jogador sua própria saga de Star Wars", explica Dickinson. São centenas de horas de jogo, multiplicadas pelo número de classes, já que cada uma tem missões 100% originais e diferentes das demais. "Se você jogar nosso game inteiro como jedi e decidir depois repetir o game como um Pirata, Trooper, Sith ou Caçador de Recompensas não terá que refazer uma missão sequer. São todas inéditas". Além disso, todas as decisões importam, transformando as jornadas em direção ao lado bom ou ao lado negro da Força.

Para exemplificar o sistema de decisões, o diretor mostrou a mesma cena sob dois ângulos diferentes. Nela, um jedi precisa decidir se mata ou deixa vivo um oponente Sith. Na primeira opção, ele terá mais dificuldade em uma fase futura. Na segunda, pode conseguir converter o Sith em um Jedi... ganhando um valioso aliado para a citada missão à frente. Todas as conversas, como prometido pela BioWare, têm qualidade de cutscenes, com diálogos falados e tratamento de câmera. Cada decisão também altera o aspecto dos personagens, um bônus em relação ao sistema convencional de progressão de personagens.

Parte das missões será individual, parte envolverá a formação de grupos - pequenos e grandes. Além da jornada não faltarão os elementos clássicos dos MMOs, arenas PvP (jogador contra jogador), formação de guildas, chats, áreas de lazer e socialização, enciclopédia do universo (atualizada conforme se encontram personagens, mundos e situações) e mercados. Haverá também batalhas espaciais e objetivos massivos, as Operações, que exigem a participação de grandes grupos de jogadores.

Visualmente, o game tem cenários elaboradíssimos e dungeons impressionantes. Mas ao final da apresentação fica a impressão que o game não deve atrair quem não é fã de MMOs para o gênero. Ainda que tenha o investimento maciço em narrativa e qualidades diferenciadas, o título não consegue deixar de lado todas as estruturas estabelecidas dos games online para multidões (o combate, ainda que todo pirotécnico, continua maçante para quem gosta de jogos de ação, por exemplo). Se você é fã de MMO e seguidor da saga criada por George Lucas, porém, esse é o game a ser jogado em 2012.

Mass Effect 3

Casey Hudson, o diretor de Mass Effect 3, estava na E3 para apresentar o fim da trilogia Mass Effect, o jogo que encerrará a saga do Comandante Shepard.

Hudson começou dizendo que este é o game que finalmente terá todos os elementos que eles sempre quiseram para a série e também o mais dramático e épico até aqui. "Afinal, os Reapers chegaram à Terra - e a missão agora é reunir um exército para levar a luta até eles".

Como esperado em termos de marketing, o diretor também exaltou o fato de este ser o melhor jogo para conhecer esse universo. "É o melhor game de todos. Você pode começar a jornada por ele ou usar todas as decisões que tomou nos games anteriores para refinar a experiência".

A seguir Hudson jogou quatro segmentos do game. O primeiro deles - e mais importante - revelou a chegada dos Reapers ao nosso planeta. Shepard, afastado de seu cargo militar, enfrenta a força invasora como pode - até encontrar-se com seus superiores, que lhe restituem a patente e pedem que ele deixe a Terra em busca de ajuda. A partir daí tem-se o grande desafio do jogo: singrar a galáxia trocando favores, fazendo alianças e executando missões - tudo a critério do jogador - a fim de obter a força necessária para voltar à Terra e arrancar daqui o invasor.

Entre as novidades na jogabilidade está um sistema de cobertura melhorado, mais possibilidades de customização de armas e personagens (há mesas para o desmanche e aprimoramento de equipamentos), mais opções estratégicas (algumas fases podem ser vencidas simplesmente controlando os membros de seu esquadrao), combate de proximidade através de golpes com a Omni Blade (uma lâmina luminosa). Os cenários também foram verticalizados, uma novidade no design, com Shepard podendo mover-se pelo cenário em busca de posições mais estratégicas.

"Depois de oito anos, atingimos o pináculo da série com Mass Effect 3. É a culminação de tudo o que sempre sonhamos para a franquia", completou Hudson.

Por hoje é só, mas nos próximos dias publicaremos nossas primeiras impressões sobre games como The Elder Scrolls V - Skyrim, Rage e Prey 2. Fique de olho na página especial da E3 2011 para mais notícias e artigos sobre a convenção.

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