Festival de Cannes seleciona curta brasileiro Amarela para competição

Créditos da imagem: Melissa Uehara em Amarela (Divulgação)

Filmes

Notícia

Festival de Cannes seleciona curta brasileiro Amarela para competição

Dirigido por André Hayato Saito, Amarela se passa durante a final da Copa do Mundo de 1998

Omelete
2 min de leitura
25.04.2024, às 10H43.
Atualizada em 29.04.2024, ÀS 08H18

O Brasil emplacou mais uma produção no Festival de Cannes deste ano. O curta-metragem Amarela foi selecionado para a competição de curtas e busca a Palma de Ouro da modalidade.

Dirigido por André Hayato Saito como terceira parte de uma trilogia onde ele investiga sua ancestralidade japonesa (Kokoro to Kokoro e Vento Dourado são os anteriores), Amarela se em São Paulo durante a final da Copa do Mundo de 1998, entre Brasil e França, conta a história de Erika Oguihara (Melissa Uehara), uma adolescente nipo-brasileira que luta contra o sentimento de não-pertencimento, quer em casa ou fora. Enquanto o país se une para celebrar um possível título mundial, a personagem é confrontada por uma violência que passa despercebida pela maioria

"Sempre me senti japonês demais pra ser brasileiro e brasileiro demais pra ser japonês," admite o diretor. "A busca por uma identidade que habita o entrelugar se tornou a parte mais sólida de quem eu sou. Amarela é uma ferida aberta não só do povo Nipo-Brasileiro, mas de todos os filhos das diásporas ao redor do globo que se conectam a esse sentimento de serem estrangeiros no próprio país. Erika, a protagonista, representa o desejo de encontrar nosso lugar no mundo."

O elenco de Amarela, que tem 15 minutos de duração, conta também com Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Yuki Sugimoto e Naoki Takeda. O filme é produzido Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad, com produção executiva de João Terra e produção associada de Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Ilda Santiago e a atriz Jacqueline Sato.

Este é o quarto projeto brasileiro presente na edição de Cannes deste ano. Conheça os outros abaixo.

Festival de Cannes 2024: Novo filme de Karim Aïnouz competirá pela Palma de Ouro
Festival de Cannes 2024 | Baby, de Marcelo Caetano, entra na seleção
A Queda do Céu, filme brasileiro sobre o povo Yanomami, terá estreia em Cannes

A 77ª edição do Festival de Cannes acontece de 14 a 25 de maio na França. O filme de abertura será The Second Act, do excêntrico diretor francês Quentin Dupieux, e a estrela Léa Seydoux no papel principal.

Em competição estão coisas como o aguardadíssimo Megalopolis de Francis Ford Coppola, o diretor de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, The Shrouds, novo filme de David CronenbergOh, Canada, do diretor Paul Schrader com Jacob Elordi Richard Gere, e meses após lançar Pobres Criaturas, vencedor de quatro Oscars, Yorgos Lanthimos Emma Stone terão outro título com Tipos de Gentileza.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.