Filmes

Crítica

Pequenas Flores Vermelhas | Crítica

Pequenas flores vermelhas - 30a. Mostra Internacional de Cinema

03.10.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H20
Pequenas flores vermelhas
(Kan shang qu hen mei)
China, 2005
Drama - 92 min

Direção: Zhang Yuan
Roteiro: Dai Nina, Yuan Zhang

Elenco: Bowen Dong, Yuanyuan Ning, Manyuan Chen, Rui Zhao, Xiaofeng Li

Pequenas flores vermelhas (Kan shang qu hen mei, 2066) conta a história de Fang Qiang (Dong Bowen), um garoto de 4 anos que é matriculado em um colégio interno porque seu pai não tem tempo para ficar com o garoto. O local é uma enorme mansão utilizada como um tradicional complexo. Dezenas de crianças estudam lá. A escola é coordenada pela reitora Kong (Chen Li), que tem em sua equipe a professora extremamente disciplinadora Sra. Li, a jovem e bondosa Sra. Tang (Li Xiaofeng) e mais duas assistentes.

O título do filme se refere ao sistema de avaliação criado pelas ducadoras para pontuar as crianças conforme seu comportamento durante as atividades. No inicio, Qiang tenta conseguir as florzinhas. Mas logo desiste. Ele é um menino rebelde que não aceita cumprir ordens. Ele não dorme na hora que deve dormir. Não vai o banheiro na hora permitida. Suas brincadeiras são sempre para irritar os coleguinhas. Sua desobediência acaba atraindo a antipatia da Sra. Li. Sua punição é ficar trancado numa espécie de quarto escuro que lhe provoca ainda mais traumas.

A trama acontece em 1949. O roteiro é baseado no livro semiautobiográfico de Wang Shuo, escrito em 1999. O cineasta Zhang Yuan aproveita para fazer um contraponto às características conformistas do povo chinês. Ao mesmo tempo é um comentário político sobre o regime socialista na China. Um regime que condiciona seus cidadãos a agirem todos iguais. Qiang é a antítese comportamental dessa característica. Ele não consegue se encaixar no padrão e por isso acaba se tornando um pária dentro do internato.

Zhang Yuan provoca uma reflexão sobre a individualidade. A importância de mantermos nossos valores individuais, mesmo em sociedade. Mas toda essa metáfora só funciona graças às atuações das crianças. As interpretações impressionam pelo grau de realismo. Principalmente de Qiang. Suas expressões são incrivelmente verdadeiras. Em uma seqüência ele mistura riso e choro, em uma cena de dar inveja a muito ator veterano. Tudo isso embalado pela emocionante música do compositor italiano Carlo Crivelli.

Zhang Yuan também realiza seu trabalho técnico com maestria. Sua câmera nunca é obvia. Sempre está em constante movimento para dar um comprometimento com o personagem. Ele queria ter filmado tudo com o ângulo de visão das crianças, mas desistiu por causa do orçamento. Uma pena.

Nota do Crítico
Ótimo
Pequenas flores vermelhas
Kan shang qu hen mei
Pequenas flores vermelhas
Kan shang qu hen mei

Ano: 2006

País: China

Classificação: LIVRE

Duração: 92 min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.