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Omelete no set de Fúria de Titãs

Nossos parceiros do Collider visitaram o set do novo filme de Louis Leterrier e adiantam como foi

SW
01.03.2010, às 14H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 05H03

Em agosto do ano passado, quando a maioria das pessoas ainda estava discutindo quanto dinheiro a Fox ia perder com Avatar e, especialmente, muito antes de sair o incrível teaser trailer de Fúria de Titãs (Clash of the Titans), eu fui convidado para visitar o set do filme em Londres. O longa já parecia ser grandioso, mas quando cheguei ao set e vi a dimensão do projeto em primeira mão, percebi que esse é um filme que eu quero muito assistir na telona.

A visita foi frenética do início ao fim. Assim que chegamos, todos os jornalistas foram levados a uma pequena sala de projeção para assistir a cenas das primeiras seis semanas de filmagens, um ótimo jeito de mostrar o tom e o visual que o diretor Louis Leterrier (O Incrível Hulk) estava querendo. Uma coisa que se destacava nas imagens é que a câmera estava sempre em movimento. Ao invés de um diálogo em uma tomada estática, a câmera ficava se movendo ao redor do ator. Uma das sequências mostrava Sam Worthington e seus soldados andando no topo de uma encosta montanhosa e, ao fundo, é possível ver muitas nuvens lá embaixo. Quando você assistir a isso no cinema, poderá pensar que é computação gráfica, mas não é. Eles realmente estavam caminhando em uma altitude muito alta e foram necessários alguns dias de produção para conseguir aqueles takes. Mesmo inacabadas, as cenas que vimos eram fantásicas e foi nesse momento que percebi que Fúria de Titãs tem tudo para ser o Senhor dos Anéis com deuses gregos.

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Além de cenas do filme, também assistimos a uma espécie de making-of, com imagens da construção dos cenários, todos os atores em seus figurinos, como por exemplo Liam Neeson vestido de Zeus, Ralph Fiennes como Hades e Sam Worthington ensaiando algumas sequências de luta.

Quando saímos da sala de projeção, a primeira parada foi na sala do departamento de arte, onde nos mostraram a arte conceitual de vários cenários, como o Olimpo, Argos, o mar de nuvens e alguns outros. Os desenhos estavam pendurados de uma ponta a outra de uma imensa parede. Foi como ver o filme inteiro em ilustrações. Lá também nos contaram que a primeira sequência a ser filmada foi a grande cena de ação com a Medusa, já que esta era a cena que precisaria de mais tempo na pós-produção, devido à enorme quantidade de efeitos especiais.

Depois fizemos uma extensa caminhada por todos os cenários e vi umas coisas muito legais, como por exemplo a balsa que cruza o rio Estige - um barco enorme que conseguiria carregar uma dúzia de almas condenadas até o submundo sem problemas.

Um outro departamento interessante que visitamos foi o de objetos e armas. Vimos várias coisas, como a espada de Zeus, o cajado e a espada de Apollo, o arco da Medusa e incontáveis outros objetos. A parte mais legal nesse departamento foi sentir a diferença entre os objetos verdadeiros e os objetos cênicos. Alguns são reais e pesados, enquanto outros são feitos só para parecerem reais na frente das câmeras, mas são bem mais leves e podem ser usados sem muito esforço nas cenas de ação. No departamento de objetos também nos contaram que 10% das armas vieram da produção de Tróia.

A próxima seção que visitamos foi a de figurinos e, como nas outras, fiquei muito impressionado. Lá ficamos sabendo que 50 pessoas foram responsáveis por criar todas as roupas - 3.000 figurinos para 285 figurantes - e que cada figurante tinha figurino, penteado e maquiagem única, atestando mais uma vez a grandiosidade do projeto.

Finalmente chegamos ao local onde a equipe estava filmando. Novamente, devo enfatizar que o cenário que a Warner Bros. construiu para esse filme era ENORME. Especialmente quando consideramos que muitos filmes são cheios de tela verde e computação gráfica. A sequência que estavam rodando naquele momento era na cidade de Argos, que teve uma grande parte de sua extensão construída em tamanho real. Ao andar pelas ruas, era possível sentir-se em um lugar de verdade e, se não fosse pelas câmeras, você acharia que tinha voltado no tempo. Assistimos à filmagem da sequência final e isso poderia ser um grande spoiler, então tudo que vou dizer é que a cidade estava sob o ataque de... alguma coisa. Se o diretor realmente conseguir o que pretendia, será uma batalha incrível.

Às vezes uma refilmagem pode parecer forçada, mas este não é o caso de Fúria de Titãs. Com um elenco composto de grandes atores - Sam Worthington, Gemma Arterton, Mads Mikkelsen, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Nicholas Hoult, Danny Huston, Polly Walker e Pete Postlethwaite - o filme do diretor Louis Leterrier parece ter o necessário para se tornar um blockbuster que agrada a todo tipo de público, especialmente aos fãs de ação, claro. E, como o filme original foi lançado em 1981, existe toda uma geração que nem vai perceber que este é um remake.

Apesar de ser impossível determinar a qualidade de um filme em uma set visit, fui embora de Londres sentindo que a produção está fazendo jus ao original. As cenas de ação pareciam incríveis e mal posso esperar para ver o resultado final, especialmente agora que o filme será convertido para 3-D.

Fúria de Titãs chegará aos cinemas dos Estados Unidos no dia 2 de abril, com versões em 2-D e 3-D. No Brasil, a data prevista é 21 de maio.

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