Filmes

Notícia

Novo filme do criador de Beavis & Butt-Head é desprezado pela Fox

Novo filme do criador de Beavis & Butt-Head é desprezado pela Fox

18.09.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H08

Idiocracy - novo filme do criador de Beavis & Butt-Head, King of the Hill e diretor de Como Matar Seu Chefe, Mike Judge - estreou nos cinemas dos EUA na semana passada. Mas quase ninguém notou. Para um cara que costuma fazer bastante dinheiro para as produtoras, algo bastante estranho.

A Fox, distribuidora de Idiocracy, não produziu trailers, nem comerciais de TV, nem um pôster ou website oficial e também não realizou cabines para a imprensa. O filme, aliás, está pronto e fechado há um ano. O lançamento se deu em apenas sete cidades dos EUA.

O crítico da Time Joel Stein diz entender algumas das razões da Fox: O problema é que Idiocracy é tão esteticamente desagradável - com uma visão do futuro tão propositalmente, exageradamente, corporativamente feia - que mostrar um segundo dele faria as pessoas recusarem-se a assistir. O visual nada lustroso de Judge pode funcionar para cartuns de caipiras ou em um filme que se passa em cubículos mal iluminados, mas não é tão legal para uma comédia de ação sci-fi. ( ) Embora a Fox provavelmente tenha gasto um milhão de dólares em trailers e comerciais, ela sabia empiricamente dos testes de audiência que cada dólar gasto em mídia para Idiocracy seria perdido.

Apesar de tudo, o filme tem gerado críticas, na sua maior parte, positivas. Os protagonistas Luke Wilson e Maya Rudolph são escolhidos pelo exército americano como representantes perfeitos do americano médio e burro, e congelados até 2505. O mundo em que eles acordam é infinitamente imbecil. O consumismo e as corporações acabaram com os menores sinais de inteligência - na entrada do mega supermercado Costco, uma voz mecânica repete eternamente Bem-vindo ao Costco. Eu te amo. Luke e Maya tornam-se as pessoas mais inteligentes dos EUA.

É uma continuação do tema mais recorrente de Judge: a imbecilização dos EUA, agora representada de forma bem drástica. Diálogos e situações são considerados excelentes pela crítica. O humor inteligente do roteirista e diretor continua forte.

Os fãs brasileiros de Beavis & Butt-Head e do ótimo Como Matar Seu Chefe não devem ter muita esperança de ver o filme na telona. Como diz o crítico do Time, o melhor que Judge pode fazer é ficar tirando sarro da Fox (por não saber fazer marketing do seu filme), e esperar que passe bastante na TV a cabo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.