Novo filme de Terrence Malick terá dinossauros?
Especialista em efeitos especiais entrega surpresa de Tree of Life
O cineasta Terrence Malick é bem conhecido entre cinéfilos, em filmes como Além da Linha Vermelha e O Novo Mundo, por filmar o homem em vastas paisagens naturais de forma poética e contemplativa. Mas estava faltando uma coisa: dinossauros.
Não falta mais. Na última edição da revista Empire, o especialista em efeitos visuais Mike Fink disse que o novo projeto do diretor, Tree of Life, estrelado por Brad Pitt e Sean Penn, terá seres jurássicos criados digitalmente. "Vamos exibir em IMAX - então os dinossauros vão parecer em tamanho real - e serão planos longos e vagarosos", disse Fink.
Terrence Malick
O difícil é entender em que contexto isso se insere. Oficialmente, Tree of Life é um drama ambientado nos anos 1950 sobre um jovem no Meio-Oeste dos EUA que se torna um adulto desiludido - tentando, ao longo da vida, entender seu lugar no grande esquema da existência humana. É possível, entretanto, que o roteiro tenha elementos de outro filme que Malick nutre desde os anos 70, este sim com flashbacks pré-históricos: Q.
Em 1978, assim que realizou uma de suas obras-primas, Cinzas no Paraíso (relançado em DVD no Brasil como Dias no Paraíso), Malick recebeu 1 milhão de dólares de Charlie Bluhdorn, o então chefão da Gulf & Western (dona da Paramount) para realizar qualquer que fosse seu próximo trabalho. A premissa, "um drama de vários personagens ambientado no Oriente Médio durante a Primeira Guerra", segundo uma matéria da Los Angeles Magazine em 1995, teria um prólogo ambientado na Idade das Cavernas.
É possível que Malick tenha juntado Q e Tree of Life em um único filme, mas, dado o mistério com que o diretor conduz seus projetos, fica difícil dizer com certeza. Outra novidade interessante: segundo o AICN, outro nome conhecido dos efeitos especiais, Douglas Trumbull, também está trabalhando no filme. O sexagenário estadunidense, também cineasta, simplesmente trabalhou em 2001 e Contatos Imediatos de Terceiro Grau - e seu último trabalho com efeitos foi há 27 anos, em Blade Runner.
A River Road Entertainment, responsável por O Novo Mundo, produz Tree of Life, que a Summit Entertainment lançará nos EUA. Especula-se que o filme ficará pronto para sua estreia no Festival de Cannes, em maio.