Filmes

Notícia

Morre o cultuado escritor J.G. Ballard

Autor de Império do Sol e Crash tinha 78 anos

21.04.2009, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H47

O escritor britânico J.G. Ballard faleceu neste domingo em sua casa em Londres. O autor de O Império do Sol tinha 78 anos e sofria de câncer.

Lançado em 1984, O Império do Sol usa parte da experiência do próprio Ballard e sua vida em um campo de prisioneiros japonês durante a Segunda Guerra Mundial. O escritor nasceu em Xangai, na China, quando a região estava sob controle estrangeiro e onde seus pais contavam com uma ótima situação financeira. Em 1943 as famílias estrangeiras foram enviadas para campos de prisioneiros, onde Ballard, seus pais e sua irmã viveram até o final do conflito. O livro foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg, somando seis indicações ao Oscar e revelando um jovem ator, Christian Bale.

Após o final da Guerra, a família retornou para a Grã-Bretanha, onde Ballard estudou medicina em Cambridge antes de se decidir pela carreira de escritor. As experiências de Ballard durante a Segunda Guerra sempre foram consideradas a principal influência em seu trabalho e fonte de sua visão sobre a humanidade. Sua lista de trabalhos inclui ainda Sombras do Império, Terroristas do Milênio, O Reino do Amanhã e Crash, que teve uma versão para o cinema dirigida por David Cronenberg, o cult Crash - Estranhos Prazeres.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.