Filmes

Notícia

John Grisham faz as pazes com os livros eletrônicos

Autor se dizia contrário à tecnologia mas cede suas 23 obras para o formato digital

26.03.2010, às 00H00.
Atualizada em 25.11.2016, ÀS 08H07

Depois de declarar ser contrário ao livro digital, John Grisham autorizou a venda de edições eletrônicas de seus livros.

Em uma entrevista ao Today Show da NBC em 2009, o autor de A Firma e O Júri havia dito que os descontos das grandes redes e o advento do livro eletrônico seriam um desastre a longo prazo para editoras, livrarias e autores. Para o escritor, que iniciou a vida como advogado, o novo cenário levaria ao desaparecimento de editoras e livrarias, dificultando o surgimento de novos autores. O que não se sabe é se Grisham mudou de opinião ou foi convencido pela realidade do mercado.

The Innocent Man

None

A autorização de Grisham para venda de edições eletrônicas atinge todos os seus 23 títulos, que já venderam 250 milhões de volumes em todo o mundo e serviram de base para vários filmes. O diretor da Knopf Doubleday Publishing Group, Sonny Mehta, comemorou o novo acordo com Grisham como a oportunidade de criar uma nova geração de leitores para o autor.

A popularização das edições eletrônicas, apoiada pelo lançamento dos leitores Kindle (Amazon), Nook (Barnes and Noble) e Kobo (Borders), entre outros, iniciou uma batalha entre editoras, autores e livrarias sobre a divisão de royalties. Em meio à luta, a editora Random House anunciou que faria uma nova interpretação dos contratos fechados antes de 1994 para garantir seus direitos às edições eletrônicas. Em resposta, o sindicato Authors Guild defendeu que os escritores que possuíam contratos antigos mantinham a propriedade do direito autoral sobre um tipo de edição que não existia quando assinaram seus contratos.

Surgiram, também, preocupações quanto à pirataria de livros. O sucesso do novo formato, no entanto, pode ser medido pelo aumento nas vendas, que atingiram mais de 55 milhões de dólares no final de 2009 segundo o Digital Publishing Forum, o triplo do mesmo período em 2008.

Leia mais sobre John Grisham

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.