Filmes

Crítica

Uma Garota Encantada | Crítica

<i>Uma Garota encantada</i>

23.06.2005, às 00H00.
Atualizada em 09.11.2016, ÀS 20H01

Uma Garota encantada
Ella enchanted

EUA, 2004
Comédia - 95 min

Direção: Tommy OHarver
Roteiro: Laurie Craig, Jennifer Heath, Michelle J. Wolff, Kirsten Smith e Karen McCullah Lutz, baseado em livro de Gail Carson Levine

Elenco: Anne Hathaway, Hugh Dancy, Cary Elwes, Aidan McArdle, Joanna Lumley, Lucy Punch, Jennifer Higham, Minnie Driver, Eric Idle, Steve Coogan, Jimi Mistry, Vivica A. Fox, Parminder Nagra, Jim Carter

O gênero comédia romântica tem a sua fórmula, conhecida por todos, e a segue à risca: mocinho e mocinha têm as suas diferenças e não podem ficar juntos, mas no fim o amor supera todos os obstáculos e eles vivem felizes para sempre... principalmente porque dificilmente há continuações, que eventualmente poderiam mostrar que a vida não é um conto de fadas.

Bom, no caso de Uma garota encantada (Ella Enchanted, 2004), de Tommy OHaver, a vida é sim um conto de fadas. A história começa com a pequena Ella (Anne Hathaway, da série Diário da Princesa) nascendo e recebendo da fada-madrinha Lucinda (Vivica A. Fox, de Kill Bill Vol 1) o dom da obediência. Não importa a ordem que receba, nem o que esteja fazendo, Ella obedecerá. A mãe (Donna Dent) e a babá (Minnie Driver) tentam dissuadi-la e fazê-la voltar atrás, imaginando os problemas que tal encantamento causaria à menina, mas não conseguem convencer a teimosa e amalucada fada-madrinha.

Anos mais tarde, após a morte da mãe de Ella, seu pai se casa novamente, por conveniência. A madrasta (Joanna Lumley, que partipa das dublagens de Corpse Bride) chega à nova casa acompanhada de suas duas filhas, Hattie (Lucy Punch) e Olive (Jennifer Higham). Dizer que as três transformarão a vida de Ella em um pesadelo é desnecessário. O auge do desaforo acontece quando a protagonista é obrigada a despachar a sua melhor amiga (Parminder Nagra, de Driblando o destino e E.R.). Este é o momento que Ella decide partir em busca de Lucinda e implorar para que ela retire o encantamento.

Na estrada, ela faz amizade com o duende Slannen (Aidan McArdle), que se recusa a obedecer a ordem real que força a sua espécie a participar do showbizz, cantando e dançando ou sendo bobo da corte. O que ele quer é ser advogado. É nas suas andanças, também, que Ella acaba conhecendo melhor o príncipe Charmont (Hugh Dancy, de Rei Arthur), herdeiro do trono, mas que ainda é ingênuo o suficiente para deixar todas as grandes decisões nas mãos de seu tio (Cary Elwes, de Jogos mortais).

Não culpe os irmãos Grimm

Por se passar em meio a duendes, gigantes, ogros e fadas e utilizar diversas referências contemporâneas na tentativa de arrancar risadas do público, é impossível não comparar A garota encantada com Shrek (2001). Se no reino de Tão tão distante a princesa Fiona tinha uma foto de Sir Justin em seu quarto, o príncipe de Lamia tem o seu próprio fã-clube cheio de adolescentes histéricas. E enquanto o primeiro reino parodiava Los Angeles e sua Beverly Hills, o novo tira uma casquinha de Nova York.

Mas se os gracejos e até mesmo os números musicais lembram o filme do ogro verde, algumas situações são tão porcamente desenvolvidas que lembram o roteiro de Xuxa e os duendes (2001). Ok, estou exagerando um pouco, mas não tinha um jeito melhor de fazer Ella encontrar Lucinda? E o que dizer da forma como o vilão da história cai ante os mocinhos?

É uma pena que uma idéia que até era boa a ponto de reunir elenco com nomes do quilate de Erico Idle (Monty Python), Minnie Driver e Steve Coogan tenha caído nas mãos de pessoas que não souberam executá-la. Claro que vai ter muita gente saindo do cinema contente com o que viu. Este gênero foi criado para isso mesmo. Mas não é por isso que nós temos que aguentar quietos tamanho desperdício de talentos e oportunidades. E que os diretores não ousem fazer como o duende e a gigante interpretada pela lindíssima modelo Heidi Klum, que culpam os irmãos Grimm pelos seus problemas!

Nota do Crítico
Regular
Uma Garota Encantada
Ella Enchanted
Uma Garota Encantada
Ella Enchanted

Ano: 2004

País: EUA, Reino Unido

Classificação: LIVRE

Direção: Tommy O´Haver

Roteiro: Laurie Craig, Karen McCullah Lutz, Kirsten Smith

Elenco: Anne Hathaway, Hugh Dancy, Cary Elwes, Aidan McArdle, Joanna Lumley, Lucy Punch, Minnie Driver, Eric Idle, Steve Coogan, Jimi Mistry, Vivica A. Fox, Jim Carter, Rory Keenan, Heidi Klum

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.