Filmes

Notícia

Karatê Kid | Da Frigideira

Refilmagem não deve decepcionar os fãs do original

17.06.2010, às 01H51.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 02H05

Desconfiança é a palavra que melhor descreveria o que os fãs (fãs?) da série Karatê Kid sentiam a cada novidade que surgia sobre o remake do clássico oitentista - sim, aquele do Daniel-san, encera para um lado, pinta cerca, chute da garça e tudo mais. Mas o Omelete viu o filme no cinema e agora pode tranquilizar os karatekas de plantão: a refilmagem presta homenagem ao original de 1984 e atualiza o tema sem grandes perdas, apresentando a história de superação a uma nova geração e em um cenário lindo, a China.

Bom, mesmo tendo visto o original pela última vez há mais de duas décadas, em uma Sessão da Tarde qualquer, dá para garantir que as mudanças vieram para o bem. O Sr. Han do Jackie Chan não deve em nada ao Sr. Miyagi do saudoso Pat Morita (1932-2005). E se Jaden Smith não carrega ainda o mesmo carisma do pai, ao menos não compromete, e pode até surpreender nas cenas finais do treinamento, em que parece realmente envolvido no processo, suando as suas tranças.

Karatê Kid

None

Karatê Kid

None

Karatê Kid

None

De resto, a história continua bastante similar à original. Um jovem é obrigado a se mudar com sua mãe para uma nova cidade e lá passa a ser perseguido por valentões locais que treinam sob a influência de um professor que não entende o verdadeiro significado das artes marciais, que pregam a paz. Para este mestre, o que vale é causar o máximo de danos possível ao adversário. Sem fraquejar, sem dor, sem misericórdia. Cabe então a um velho para quem ninguém dava nada, a missão de pegar esse menino fraco e desacreditado e ensiná-lo. O treinamento começa antes do guri saber, em atos do seu dia-a-dia, e culmina em um campeonato, onde o "saco de pancada" vai ter de enfrentar o seu nêmesis.

Ah, sim, e ainda tem o interesse romântico... o que é estranho pois agora estamos falando de um menino de pouco mais de 10 anos de idade. Mas vamos tentar relevar esse fato e alguns outros problemas que surgem no caminho. Afinal, foram surpreendentes os 56 milhões de dólares que o filme fez na sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos, mas totalmente justificados, e mostram que apesar de substituir a arte marcial, os produtores estavam certos quando escolheram recontar a história.

E pensar que este é só o começo - ou melhor, recomeço.

Karatê Kid estreia no Brasil em 27 de agosto

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.