Filmes

Crítica

Crítica: Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas

Sequência tem menos romance e mais comédia, como na série de TV

27.08.2009, às 17H00.
Atualizada em 03.11.2016, ÀS 13H00

Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas (2009) começa com o casal Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) se acabando em um karaokê ao som de "Livin' La Vida Loca" - apropriado para quem conhece os dois da época da sitcom que protagonizavam nas noites de sexta na Globo. Depois de mais uma das tradicionais discussões entre eles, Vani vai ao banheiro. Lá, ela faz o que eu imagino que deva acontecer em todos os banheiros femininos (só pode ser por isso que elas demoram tanto): desenha no espelho um gráfico que confronta os anos de um relacionamento com o número de vezes que o casal transa. Sua conclusão junto com as outras mulheres que estavam lá: depois de 13 anos junto com o Rui, ela está muito perto de chegar no zero-sexo! Vem então a sugestão: "faça algo que você nunca fez antes. Esse é o segredo de manter a chama acesa" - frase que vem acompanhada de um dedo em riste, aperitivo da mistura da comédia falada com a física que perdura o filme todo.

No carro, voltando para casa, ela sugere um ménage-à-trois. A primeira pessoa que vem à cabeça dos dois é Silvinha (Drica Moraes), prima da Vani por quem o Rui nutria um tesão e com quem ela "já teve um lance" na adolescência. Já deu para perceber que o tom deste segundo filme é bem diferente do anterior. Foi embora o climão de comédia romântica da estreia e voltam em maior dose os bons diálogos, o humor escrachado, físico e inteligente que tornaram a série um sucesso.

Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas

None

Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas

None

Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas

None

Produção em parceria com a Globo Filmes e vindo de um programa da rede plimplim, o filme é também um desfile de atores globais. Estão lá a quase onipresente Danielle Winits, Claudia Raia, Alinne Moraes, Daniele Suzuki, Daniel Dantas e Mayana Neiva, além da já citada Drica Moraes. Cada um dos papéis tem igual importância à trama, ou melhor, ao plano de levar a cabo a ideia do ménage. E por isso mesmo, vários deles, inclusive Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres, se despem de qualquer pudor e praticamente todas as peças de roupas. Mas não espere qualquer tipo de erotismo, pois os peladões estão ali é para fazer rir.

Filme ou televisão?

A impressão que fica sobre o texto é que ele alterna momentos mais televisivos com outros mais próximos da vida cotidiana e da liberdade que o cinema traz em relação à TV aberta. No começo do filme, fala-se de transas e "pirocas", mas em momentos mais nervosos, os palavrões aparecem... e fazem toda a diferença, trazendo à loucura fictícia e exagerada um grau de realismo maior.

Tirando isso, os 75 minutos do filme deixam a impressão de que Os Normais 2 é apenas um episódio mais longo do finado programa televisivo. E entenda isso como você quiser. Mas se o casal procurava algo novo para apimentar seu relacionamento, certamente não era isso o que o diretor José Alvagenga Júnior e os roteiristas Alexandre Machado, Fernanda Young tinham em mente. Eles conseguem divertir o público melhor que muito filme que estreia por aí, mas sem mostrar grandes novidades no seu repertório. Talvez fosse a hora de trazer sangue novo à trupe e montar um ménage-à-quatre, cinc, six...

Saiba onde o filme está passando

Nota do Crítico
Bom
Os Normais 2
Os Normais 2
Os Normais 2
Os Normais 2

Ano: 2009

País: Brasil

Classificação: 14 anos

Duração: 85 min

Direção: José Alvarenga Jr.

Roteiro: Alexandre Machado, Fernanda Young

Elenco: Drica Moraes, Mayana Neiva, Cláudia Raia, Daniele Suzuki, Fernanda Torres, Danielle Winits, Luiz Fernando Guimarães, Alinne Moraes

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.