Filmes

Crítica

Crítica: Juízo Final

Diretor de Abismo do Medo mistura várias referências para fazer seu novo filme

20.08.2009, às 17H00.
Atualizada em 04.11.2016, ÀS 11H07

Indo direto ao assunto, Juízo Final (Doomsday, 2008) é um pout-pourri de vários filmes que você já viu. Começa como Eu Sou a Lenda, com uma multidão se aglomerando em frente a grades e muros guardados por soldados. O motivo é um tal de vírus Ceifador, que age rapidamente, é mortal e logo se alastra pela Escócia, levando o governo do Reino Unido a criar um plano de quarentena que isola o país do resto do mundo. Mas da mesma forma que os ingleses segregaram os escoceses, o mundo isolou a Inglaterra, criando um país com cada vez mais gente e menos recursos. E, 25 anos depois da primeira epidemia, o vírus volta a atacar para tentar equilibrar esse eco-sistema, dessa vez no coração do país, em Londres. As cenas que mostram este novo cenário lembram e muito Extermínio.

Buscando uma saída antes que uma nova epidemia se inicie, o departamente de segurança descobre na Escócia grupos de pessoas sobreviventes do vírus, ou seja, esperança de uma cura. E assim, eles rapidamente reunem um grupo de soldados de elite que pela primeira vez vai atravessar a fronteira do norte, em busca de uma salvação. No comando está a major Sinclair (Rhona Mitra), que se separou de sua mãe no primeiro ataque do vírus e, por isso, tem motivos próprios para querer atravessar o muro. O resto do grupo é formado por um sargento durão, dois motoristas, dois fuzileiros e dois médicos. Só de olhar para eles, é fácil imaginar a ordem em que cada um deles vai morrer durante o filme. Mas não como essas mortes ocorrerão.

Juízo Final

None

Juízo Final

None

Juízo Final

None

Vindo de filmes cheios de ação, suspense e criaturas esquisitas - como Cães de Caça (Dog Soldiers) e Abismo do Medo (The Descent) - o diretor/roteirista Neil Marshall continua sua trilha de sangue. A Glasgow que ele apresenta está totalmente abandonada... exceto por um grupo de neopunks sadomasoquistas tatuados e canibais que se esconde até o momento de pegar suas presas. Seu líder é Sol (Craig Conway), um anarquista que controla sua gangue com violência e sexo. Impossível não fazer um paralelo dessa turma e seu cenário pós-apocaíptico com a de Mad Max.

E quando você acha que já viu de tudo, Marshall dá uma virada na mesa e coloca no seu filme um ambiente medieval. E o faz com uma desculpa que até faz sentido e casa bem com a visão de futuro que criou e o cenário escolhido, a Escócia e seus castelos. Afinal, como diz o Dr. Cane (Malcolm McDowell): "em terra de infectados, quem é imune é rei".

Como já deu para perceber, Marshall não se importa muito com coerência e realidade. O que ele quer - e consegue - é mostrar o máximo de ação possível, seja em ambientes fechados, em persguições de carro, a cavalo ou na arena medieval em que sua heroína enfrenta de mãos vazias um cavaleiro com armadura e tudo. É a prova de que nem ele mesmo se leva a sério. E se toda essa maluquice junta ainda não foi o suficiente para te convencer, saiba que a trilha sonora reúne Adam and the Ants, Fine Young Cannibals, Siouxsie and the Banshees, Frank Goes to Hollywood e Kassabian. É uma mistura estranha, mas que combina.

Veja clipes do filme
Saiba onde o filme está passando

Nota do Crítico
Bom
Juízo Final
Doomsday
Juízo Final
Doomsday

Ano: 2008

País: Inglaterra, EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 105 min

Direção: Neil Marshall

Roteiro: Neil Marshall

Elenco: Rhona Mitra, Bob Hoskins, Malcolm McDowell, Alexander Siddig, David O'Hara, Craig Conway, Lee-Anne Liebenberg, Adrian Lester, MyAnna Buring, Sean Pertwee, Darren Morfitt, Leslie Simpson, Chris Robson, Axelle Carolyn, Caryn Peterson, Adeola Ariyo, Emma Cleasby, Christine Tomlinson, Vernon Willemse, Paul Hyett, Daniel Read, Karl Thaning, Stephen Hughes, Jason Cope, Ryan Kruger, Nathan Wheatley, Cecil Carter, Jeremy Crutchley

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.