Filmes

Crítica

Crítica: Índia, Amor e Outras Delícias

Mistura escocesa de Bollywood com Hollywood resulta em uma mistura insossa

10.06.2010, às 16H15.
Atualizada em 03.11.2016, ÀS 14H07

Uma jovem de origem indiana cuja família vive em Glasgow e tem uma drag queen como seu melhor amigo, se apaixona por uma escocesa. O argumento descrito pode parecer atípico e primariamente interessante, porém, a execução da trama de Índia, Amor e Outras Delícias (Nina's Heavenly Delights, 2006) acaba seguindo absolutamente todos os clichês de qualquer comédia romântica tipicamente hollywoodiana, com o acréscimo dos temperos de Bollywood.

No começo do filme, Nina Shah (Shelley Conn), acaba de perder o pai, que deixa o restaurante de pratos típicos da Índia pronto para ser vendido e pagar uma dívida de jogo. Mas ainda resta uma esperança: ele inscreveu o estabelecimento em um concurso do Melhor Restaurante Indiano daquela parte de Glasgow e o prêmio em dinheiro ao primeiro colocado pode cobrir com exatidão os custos da dívida - claro!

Índia, Amor e Outras Delícias

None

Índia, Amor e Outras Delícias

None

Dito isto, não há duvidas do que vai acontecer durante o filme. Neste desenvolvimento o único diferencial vai ser que Nina irá se apaixonar por Lisa MacKinlay (Laura Fraser), escocesa que é sócia do restaurante e vai ajudá-la a preparar o prato do concurso. E assim como em Doce Novembro, você irá dar risadas com as peripécias do amigo drag queen de Nina.

Dirigido por Pratibha Parma, uma queniana criada em Londres, Índia, Amor e Outras Delícias encanta nas cenas de preparos dos alimentos do restaurante. A fotografia destas sequências é tão bem construída e filmada que podemos sentir o cheiro de cury dos pratos. Só que todo o restante é difícil de engolir, principalmente as aparições do fantasma do pai de Nina temperando os pratos do concurso e a interpretação forçada e caricata do elenco de apoio.

Lançado lá fora em 2006, talvez o longa fizesse mais sucesso se tivesse sido lançado por aqui na época da novela global Caminho das Índias. Fora deste contexto, apenas quem ainda nutre uma curiosidade pelo exotismo indiano e tem a cabeça aberta para ver um romance lésbico irá se envolver com a trama. Se você é um deles, não custa nada avisar: no final tem aquela típica dança indiana coreografada com todo o elenco, bem ao estilo dos dramalhões bollywoodianos. Mas nada tão bem produzido como em Quem Quer Ser um Milionário, apenas um cromaqui e boa vontade dos envolvidos, principalmente daqueles sentados na poltrona do cinema que terão que engolir a história.

Nota do Crítico
Regular
India, Amor e Outras Delícias
Nina's Heavenly Delights
India, Amor e Outras Delícias
Nina's Heavenly Delights

Ano: 2006

País: Reino Unido

Classificação: 12 anos

Duração: 94 min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.