Filmes

Notícia

Autor e diretor discutem filme de Onde Vivem os Monstros

Maurice Sendak e Spike Jonze comentam a adaptação em vídeo

04.09.2009, às 13H00.
Atualizada em 06.11.2016, ÀS 07H03

Onde Vivem os Monstros é uma adaptação do livro homônimo escrito e ilustrado por Maurice Sendak, publicado originalmente em 1963. O filme, dirigido por Spike Jonze, ganha agora um dos melhores vídeos de divulgação feitos para internet do ano. Apesar de curto, ele traz cenas do filme, de bastidores e uma inspirada conversa entre o autor e o cineasta.

Sendak começa lembrando da recepção que sua obra teve e o fracasso de crítica que foi. "As pessoas balançavam a cabeça, como estão fazendo com você agora", diz a Jonze. "Só críticas negativas, mas levou uns dois anos para perceberem que as crianças estavam loucas por ele nas bibliotecas".

O diretor comenta que trabalha no filme há quatro anos - e que tinha sua própria ideia de como fazer a adaptação. "Mas eu jamais o faria se Maurice não estivesse satisfeito", diz.

"O que ele fez foi criar algo dele, mas sem esquecer o meu, infundindo o meu com Spike Jonze. Estou fascinado como a obra manteve sua peculiaridade. Nunca vi um filme que tivesse essa estranheza ou se parecesse assim", segue o autor. "Desde o começo ele me disse que o filme deveria parecer perigoso, algo que respeitasse as crianças e não as tratasse como inferiores", conclui Jonze..

"Haverá controvérsia sobre esse filme, mas ele tem uma vida espiritual, emocional e visual tão válida quanto o filme. Ele não tira nada do meu livro, apenas o melhora e enriquece", completa Sendak.

Na história, um garoto malcriado é mandado para a cama sem jantar. No quarto, começa a imaginar um mundo exótico, a terra dos Monstros, povoado por criaturas selvagens estranhas, que recebem o menino como seu regente.

O filme estreia no Brasil em 1º de janeiro de 2010.

Leia mais sobre Onde Vivem os Monstros

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.