Filmes

Crítica

Apenas Amigos | Crítica

Apenas Amigos

08.06.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H20

Apenas Amigos
Just Friends
EUA, 2005 - 96 min
Comédia / Romance

Direção: Roger Kumble
Roteiro: Adam Davis

Elenco: Ryan Reynolds, Amy Smart, Anna Faris, Chris Klein, Chris Marquette, Stephen Hoot, Julie Hagerty, Fred Ewanuick, Amy Matysio, Barr Flatman, Maria Arcé, Annie Brebner

Freqüentemente, como boa parte dos colegas de profissão, somos acusados aqui no Omelete de sermos ranzinzas no que diz respeito às críticas cinematográficas. Algumas cartinhas fazem parecer até que já entramos com preconceito em certos filmes, por conta do ator, gênero, diretor ou coisa do tipo. Na maioria das vezes, porém, a coisa é completamente oposta. Se não conhecemos os filmes ainda, evitamos até ler a sinopse enviada pelas assessorias (tem umas que contam o final!), pra entrarmos na sala sem julgamentos prévios, com a melhor das intenções. Cabe ao filme - e só a ele - dizer a que veio.

E esse Apenas amigos (Just friends, 2005), por exemplo, veio pra encher o saco.

Trata-se de (mais) uma comédia romântica repleta de situações pastelão que servirão de obstáculos ao relacionamento dos protagonistas. Estrutura "Teletubbie" de cinema - tudo bem igualzinho semana após semana pra não assustar o público que escolhe seus filmes na fila do ingresso, enquanto profere a já famosa frase "será que é bom?".

A bobageira da vez é estrelada por Ryan Reynolds (Horror em Amityville), sujeito simpático mas que não acerta um filme sequer, e Amy Smart (Efeito borboleta). Eles vivem um casal de amigos que estudou junto no colegial. Ela era a queridinha do colégio. Ele, o nerd gorducho, a já mítica figura do "loser". Ele, claro, é apaixonado por ela, mas não consegue se abrir. Virou o melhor amigo, aquele cara sem chance alguma de ter "algo mais".

Depois de um vexame homérico, o perdedor se afasta, vai para a cidade grande. Dez anos depois vira um cara bonito e bem-sucedido. Perde peso, se transforma no terror da mulherada. Pra completar, anda com uma irritante e famosíssima cantora idiota estilo Britney Spears (Anna Faris) a tiracolo.

Porém, com um acidente a bordo do avião que viajava, os dois vão parar na cidadezinha dele, onde o reencontro com os antigos amigos - e a antiga paixão - é iminente.

A idéia do retorno às raízes, apesar de batida, é sempre bacana se bem desenvolvida. As trapalhadas na busca por romance, idem. Mas o roteiro do estreante Adam Davis peca ao não conseguir desenvolver uma empatia entre o público e o personagem principal - mesmo quem já passou por situações semelhantes. Chega a dar raiva do sujeito, algo que definitivamente prejudica o filme. Falta de sensibilidade também do inexpressivo diretor Roger Kumble, que nada fez para corrigir o problema.

Salva-se apenas - e não acredito que vou dizer isso - Anna Faris, que faz o papel da estrelinha pop com a competência habitual dentro de sua limitação artística.

Ah, mas se você ouvir alguém comentando "será que é bom?" na fila do cinema enquanto olha o cartaz de Apenas amigos, deixe pra lá. Vai que eles mudam de idéia e resolvem entrar pra conversar no seu filme...

Nota do Crítico
Ruim
Apenas Amigos
Just Friends
Apenas Amigos
Just Friends

Ano: 2005

País: EUA, Canadá

Classificação: 14 anos

Duração: 96 min

Direção: Roger Kumble

Roteiro: Adam 'Tex' Davis

Elenco: Ryan Reynolds, Amy Smart, Anna Faris, Chris Klein, Chris Marquette, Julie Hagerty, Giacomo Beltrami, Amy Matysio, Fred Ewanuick, Wendy Anderson, Barry Flatman, Ty Olsson, Devyn Burant, Mike O'Brien, Jaden Ryan, Todd Lewis, Annie Brebner, Justin Kirby, Jackie Mitchell, Stephen Root

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.