Filmes

Notícia

Alice no País das Maravilhas - Tim Burton - Comic-Con 2009

Cineasta fala sobre o que o levou a fazer seu novo filme e porque gosta de fantasias

23.07.2009, às 18H00.
Atualizada em 18.12.2016, ÀS 12H00

Tim Burton falou pela primeira vez em um painel na Comic-Con, mas contou que já tinha ido ao evento há muitos anos, quando ainda era um estudante. Sobre Alice, livro que ele leu quando tinha uns 8, 10 anos, veja abaixo o que ele falou de mais importante:

  • O livro trazia muita informação, não só a história, mas músicas e outras coisas que me despertavam um interesse grande, e nenhuma versão filmada até agora tinha um apelo para mim;
  • Emocionalmente, aquela história de uma menina andando de um lado para o outro encontrando personagens malucos nunca me fisgou. Foi isso que me levou a pensar numa forma de mostrar a estranheza de todos esses personagens em algo conectado... criar uma história onde antes havia uma série de acontecimentos;
  • Toda criança tem seus problemas, suas fantasias e suas jornadas, como vimos em Alice, O Mágico de Oz, etc. Algumas pessoas conseguem crescer e trabalhar normalente, outras fazem terapia, outros fazem filmes.
  • O Chapeleiro Maluco é um personagem icônico e acho que o que Johnny Depp tentou trazer a esse estranho personagem um tom mais humano dentro do maluco que todo mundo conhecia. Toda vez que trabalhamos juntos, é isso o que ele faz.
  • Não queria fazer captura de movimento. Não é algo que eu gosto. Acho que se você tem atores, por que não usá-los como eles são em vez de colocar pontos no seu corpo? Sou mais animação normal e o trabalho com atores.
  • Temos muitas técnicas diferentes de se fazer um filme hoje e eu queria misturá-las para fazer algo novo;
  • O 3D mudou muito. Antes você ficava com dores de cabeça depois de poucos minutos;
  • Mas o 3D não é só um chamariz. Ele faz parte da forma que optei na hora de contar a história. Está ali para ajudar;
  • Não é uma sequência. Tem muitas histórias em Alice. Muitas pessoas podem pegar elementos dali e criar a sua história;
  • Meu próximo projeto vai ser Dark Shadow, se um dia eu conseguir terminar Alice.
  • Quando foi perguntado da relação entre Alice e o Chapeleiro Maluco, se seriam amantes, Burton só riu e disse: por favor, ela é apenas uma jovem menina. Talvez um pouco mais velha do que antes, mas mesmo assim é só uma menina.
  • Sobre a Comic-Con e as pessoas que andam fantasiadas: Adoro ver pessoas fantasiadas. O Halloween é o meu feriado preferido e é ótimo ver que aqui temos um fim de semana extra para exercitar isso. Você aprende mais sobre você mesmo quando está fantasiado como um personagem.

Tim Burton

None
Tim Burton em sua estreia na Comic-Con

Alice no País das Maravilhas é, ao lado de Frankenweenie, um dos dois projetos do diretor com o Walt Disney Studios que serão exibidos em 3D. Johnny Depp, Anne Hathaway, Alan Rickman, Matt Lucas, Michael Sheen, Helena Bonham Carter, Crispin Glover, Christopher Lee e Eleanor Tomlinson também estão no elenco.

O filme estreia em 5 de março de 2010.

Assista ao trailer
Leia mais sobre Alice no País das Maravilhas

Acompanhe a cobertura completa da Comic-Con 2009

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.